Time

Atlético e Paraná se enfrentam pela 97ª vez; Furacão leva vantagem no confronto

Atlético Paranaense e Paraná Clube farão, neste domingo (23), o clássico de número 97 entre as equipes. E a vantagem do confronto é toda rubro-negra. Dos 96 duelos já disputados em competições oficiais, são 39 vitórias do Furacão, 30 empates e 27 triunfos da equipe tricolor. O Rubro-Negro marcou 127 gols e sofreu 97.
 
Os encontros entre os clubes já aconteceram em oito competições diferentes: Brasileirão Série A, Campeonato Brasileiro Série B, Conmebol Sul-Americana, Campeonato Paranaense, Copa Sul, Copa Sesquicentenário, Copa 100 Anos e Copa Curitiba.
 
 
Série A
 
Os times se enfrentam desde 1990. Porém, o primeiro encontro em uma competição nacional foi no Brasileirão de 1993. O jogo, realizado no Couto Pereira, terminou empatado em 0 a 0. No segundo duelo entre as equipes naquele Campeonato Brasileiro, na Vila Capanema, goleada atleticana por 4 a 0, com gols de Ademir Fonseca, Dedé, Leomar e João Carlos Cavalo.
 
Na Série A do Brasileiro, Atlético Paranaense e Paraná Clube duelaram 19 vezes. O retrospecto do confronto é marcado pelo equilíbrio. Até agora, foram seis vitórias do Furacão, sete empates e seis triunfos do time tricolor. O Rubro-Negro marcou 27 gols e sofreu 23.
 
O último duelo foi no primeiro turno do Brasileirão 2018: 0 a 0 na Vila Capanema. O confronto anterior havia acontecido 11 anos antes, em 2007, no estádio atleticano: vitória rubro-negra por 2 a 1, com dois gols de Marcelo Ramos.
 
 
Invencibilidade no Joaquim Américo
 
O jogo vencido em 2007, aumentou a invencibilidade do Furacão diante do Paraná Clube jogando no Estádio Joaquim Américo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O Atlético Paranaense já recebeu o tricolor sete vezes. São quatro vitórias rubro-negras e três empates, com 12 gols para o Furacão e cinco para o adversário.
 
 
Histórico Atlético Paranaense x Paraná Clube em competições oficiais
 
39 vitórias do Furacão
30 empates
27 vitórias do Paraná
127 gols do Furacão
97 gols do Paraná
 
 
Histórico Atlético Paranaense x Paraná Clube na Série A do Brasileirão
6 vitórias do Furacão
7 empates
6 vitórias do Paraná
27 gols do Furacão
23 gols do Paraná
 
 
 
A reprodução das fotos é proibida, salvo prévia autorização por escrito do CAP.