Time

Elenco atleticano participou de reunião que explicou o uso do VAR na Conmebol Sul-Americana

Salvador (BA) – Nesta quarta-feira (24), o Atlético Paranaense encara o Bahia, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pelo jogo de dia das quartas de final da Conmebol Sul-Americana. A partida terá uma novidade importante: a partir desta fase da competição, os jogos terão o auxílio do VAR [árbitro de vídeo].
 
Por isso, na manhã desta terça-feira (23), aconteceu uma reunião na concentração atleticana para explicar o procedimento durante as partidas.
 
“Essa reunião foi muito importante para ter um conhecimento melhor sobre o VAR”, afirmou o atacante Marcelo. “É a primeira vez que vamos ter um jogo com esse equipamento e precisamos estar por dentro”, acrescentou.
 
A reunião contou com a presença de dois integrantes da arbitragem que estarão na partida contra o Bahia. O observador VAR, Francisco Mondria, do Chile, e o assessor de árbitro, Nilson Monção, do Brasil, explicaram as funções do sistema.
 
O árbitro poderá recorrer ao VAR em quatro situações: gols, incidentes de cartão vermelho, decisões em pênaltis e confusão de identidade.
 
"O VAR é uma ferramenta que veio para dar mais transparência ao futebol e proporcionar justiça na competição. Muitas vezes, você faz um trabalho de uma semana toda, uma temporada toda e um projeto, e é prejudicado por um erro grave da arbitragem. O VAR veio para substituir a lacuna de um erro humano ou até da pressão que possa existir em alguns jogos”, destacou o diretor de futebol do Rubro-Negro, Rui Costa.
 
O profissional esteve presente em uma reunião na Conmebol, na última semana. A Confederação Sul-Americana de Futebol explicou a utilização da tecnologia aos times participantes das quartas de final da Conmebol Sul-Americana.
 
"Tem muitas características e questões que ficam nebulosas porque é uma ferramenta nova nas competições. Já no Paraguai, quando estive com todos os clubes envolvidos com as quartas de final, pudemos sanar várias dúvidas. Mas existem muitos aspectos dentro do jogo, dentro do campo do jogo, que o diretor não está envolvido e sim os atletas. Então, a reunião que tivemos hoje [terça-feira], que é um protocolo que a Conmebol adotou para a competição, foi muito elucidativa. Nossos atletas participaram bastante, perguntaram muito. Nossa comissão técnica também”, concluiu.
 
 
 
A reprodução das fotos é proibida, salvo prévia autorização por escrito do CAP.