Time

50 anos de história! Cinco curiosidades dos duelos do Athletico contra times de Cascavel

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br - Arquivo

O Athletico faz, nesta quarta-feira (1º), a primeira partida da semifinal do Campeonato Paranaense 2021, contra o FC Cascavel. Fundado em 2008, o adversário do Furacão está na primeira divisão estadual desde 2015.

Mas se a história do FC Cascavel ainda é recente, os duelos contra times da cidade de Cascavel têm uma tradição muito mais antiga, que já completou 50 anos.

Enquanto a bola não rola para mais um jogo decisivo do Furacão na temporada, preparamos uma lista para você ficar por dentro dessa história!

Cinco curiosidades dos confrontos do Athletico contra times de Cascavel

1) Genealogia

Quatro equipes de Cascavel já enfrentaram o Athletico pelo Campeonato Paranaense: Cascavel Futebol Clube (entre 1971 e 1972), Cascavel Esporte Clube (entre 1980 e 1995), Cascavel Clube Recreativo (desde 2003) e Futebol Clube Cascavel (deste 2015).

O Athletico também enfrentou outras duas equipes da cidade, em partidas amistosas.

Em 1969, o Furacão se apresentou pela primeira vez em Cascavel e venceu o Tuiutí por 4 a 0, com gols de Helinho, Darcy (2) e Gildo. E em 1975, o Rubro-Negro venceu o União por 3 a 1, com gols de Sicupira, Didi Duarte e Evans.

2) Primeiro duelo

O primeiro jogo oficial contra um time de Cascavel aconteceu há 50 anos. No dia 24 de janeiro de 1971, pelo Campeonato Paranaense, o Athletico enfrentou o Cascavel Futebol Clube, no antigo Estádio Ciro Nardi.

A vitória foi rubro-negra, pelo placar de 2 a 1. Sicupira e Nair marcaram para o Furacão e Ali descontou para a equipe da casa.

3) Números

No total, o Athletico disputou até agora 60 partidas contra as equipes de Cascavel pelo Campeonato Paranaense. Foram 29 vitórias do Furacão, 23 empates e oito derrotas. O Rubro-Negro marcou 101 gols e sofreu 37.

A maioria dos duelos foram contra o antigo Cascavel Esporte Clube. Em 38 jogos, foram 17 vitórias rubro-negras, 17 empates e quatro derrotas, com 52 gols pró e 21 contra.

Contra o FC Cascavel, adversário desta quarta-feira (1º), o Athletico já disputou nove jogos. São três vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 13 gols pró e seis contra.

Reveja, abaixo, os lances da última partida contra times de Cascavel. Foi contra o Cascavel CR, neste Paranaense 2021: 

4) Pelo Brasileirão

Em 1982, o Athletico enfrentou o Cascavel Esporte Clube pela Taça de Prata do Campeonato Brasileiro. O jogo foi disputado no Estádio Couto Pereira e o Furacão venceu por 2 a 0, com gols de Bianchi e Oliveira.

Athletico e Cascavel disputaram o Grupo F da competição, contra outras quatro equipes. O Furacão avançou em primeiro lugar, enquanto a Cobra ficou na última posição.

Na segunda fase, o Rubro-Negro superou dois times cariocas (Campo Grande e Volta Redonda) e conquistou uma das quatro vagas na Taça de Ouro do mesmo ano.

5) Duas cobras

Desde 2019, a cidade de Cascavel conta com dois times na primeira divisão estadual: o Cascavel CR e o FC Cascavel.

Quem vem obtendo os melhores resultados é o FC Cascavel, que também enfrentou o Athletico nas semifinais do ano passado. O Furacão venceu o primeiro jogo por 5 a 1, no Caldeirão, e empatou o segundo em 0 a 0, no Estádio Olímpico Regional. Reveja abaixo os melhores momentos do primeiro encontro daquele ano.

Comentários