Clube

Ação no Joaquim Américo celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Créditos: Cahuê Miranda/Site Oficial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril e o Athletico Paranaense também apoia essa causa. Além de colorir o Estádio Joaquim Américo de azul em homenagem à Semana do Autismo, o Furacão realizou na última sexta-feira (5) a ação “Authleticanos”, que reuniu cinco entidades e mais de 40 crianças com autismo.

Os convidados do Rubro-Negro conheceram o estádio, entraram no gramado do Caldeirão e fizeram desenhos com o tema futebol. As obras ficarão expostas no estádio e serão leiloadas. Toda a renda será revertida às instituições que trabalham no apoio às crianças com autismo.

Participaram da ação as instituições Escola Alternativa, AAMPARA, Escola Primavera, Instituto Anjo Azul e União de Pais pelo Autismo [UPPA]. No total, 47 crianças visitaram o estádio athleticano.

“Agradecemos muito ao Athletico por ter tido essa sensibilidade e dado a eles a chance de realizar esse sonho, que é pisar no gramado e conhecer o estádio. A criançada pinta muito bem. As obras são muito bacanas. Eles estão fazendo com muito amor e com o espírito athleticano. Essa ação está sendo muito importante para levar a todos uma maior conscientização sobre o autismo”, disse Rafael Sallet, presidente da UPPA.

O Transtorno do Espectro do Autismo [TEA] é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social. A Organização Mundial da Saúde [OMS] calcula que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas [ONU], em dezembro de 2007.

Créditos: Cahuê Miranda/Site Oficial

Comentários