Clube

Alegria na Arena! Você colaborou e várias famílias serão beneficiadas pelo Mães da Favela Futebol Clube

Ajudar quem mais precisa. Sempre foi importante e passou a ser fundamental em dias de grandes desafios para toda a sociedade, como os que vivemos agora. É com esse carinho no coração rubro-negro que o Athletico Paranaense foi um dos coorganizadores para a arrecadação e entrega de alimentos ao projeto Mães da Favela Futebol Clube, campanha da Central Única das Favelas (CUFA).

Na manhã deste sábado (26), o complexo do Estádio Joaquim Américo recebeu os últimos donativos que, com as doações que a arena athleticana já havia recebido desde o início da semana, transformaram-se em toneladas de alimentos. Eles agora se somam a outras doações que vão ajudar no sustento de várias famílias em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil.

As doações foram entregues hoje a líderes de associações de moradores das comunidades atendidas pelo projeto. As famílias de atletas das Categorias de Formação do Athletico, que eventualmente estejam em condição de vulnerabilidade social, também receberão doações.

Momento de felicidade
A cerimônia de entrega no nosso estádio contou com representantes da CUFA, além da presença de autoridades dos governos estadual e municipal. Dentre eles, a primeira-dama Luciana Saito Massa, esposa do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o superintendente do Esporte do Governo do Paraná, Helio Wirbiski, também estiveram conosco.

“Fico muito feliz e honrada por estar em um momento como este aqui hoje”, afirma a primeira-dama Luciana Saito Massa. “Não é fácil de se fazer uma mobilização como essa, ainda mais em um momento tão difícil de pandemia que todos estamos passando.

Mas o povo paranaense mostra mais uma vez que é solidário. Agradeço em nome da população e do Governo do Estado pelo que está sendo feito pelas famílias, principalmente as que foram mais atingidas pela pandemia”, acrescenta.

“Quero agradecer ao Club Athletico Paranaense, que não só apoiou essa ação como também cedeu o espaço para juntos fazermos essa força”, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel. “Neste momento de pandemia, nós temos que focar em três coisas importantes: a vacinação, a retomada econômica, mas principalmente o cuidado social. Há pessoas que precisam desse apoio para sustentar a sua família. E hoje pudemos mais uma vez ver que a Cidade de Curitiba e o Estado do Paraná têm pessoas solidárias, que participam”, completa.

Athletico Paranaense junto à comunidade
Como não poderia ser diferente, também vivemos bem de perto esse momento de arrecadação e entrega das doações – e claro, com todo o distanciamento social e cuidado que o momento de pandemia requer.

Além dos nossos colaboradores que ajudaram na coordenação e organização do evento, representaram-nos também o diretor executivo de Marketing e Comunicação do Clube, Mauro Holzmann, e o diretor executivo da FUNCAP, Roberto Bonnet.

“Para nós do Athletico Paranaense é uma honra fazer parte de uma campanha como essa”, destaca Mauro Holzmann. A própria criação da FUNCAP foi com esse propósito, de o clube estar sempre atento às necessidades da comunidade. Já participamos de várias ações com a Prefeitura do Município de Curitiba e com o Governo do Estado, que são parceiros nossos. E estaremos sempre à disposição para estarmos presentes nesse tipo de ação”, acrescentou.

“Ações como essa mostram que o futebol vai muito além das quatro linhas, vai muito além do que acontece dentro de campo”, enfatiza Roberto Bonnet. “Inclusive a paixão pelo futebol e pelo seu clube estimula as pessoas a participarem de ações como essa. Saímos muito felizes daqui do estádio hoje, realizados e emocionados após viver dias como este. Nós da FUNCAP e do Athletico Paranaense sempre ‘jogaremos junto’ em favor de ações tão importantes como essa”, garante.

E quem recebe?
Segundo as informações preliminares obtidas logo após o evento, a arrecadação superou as expectativas. Foram 150 toneladas de alimentos arrecadadas e que vão chegar a associações de moradores sob a supervisão da Central Única das Favelas.

“O impacto dessas doações será direto em uma situação que infelizmente ainda atinge milhares de brasileiros, que é a fome”, lembra José Antonio Campos Jardim, o Zé da CUFA, presidente estadual da Central Única de Favelas no Paraná. “Por isso, agradecemos a todos que participaram e em especial ao Athletico Paranaense, por ter entendido a realidade, nos acolhido e ter sido solícito conosco neste momento. Com todos juntos, mostramos que é possível fazer a diferença pelo bem na vida das pessoas”, completa.

A ação deste sábado contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Voluntários da Cruz Vermelha também estiveram conosco, medindo a temperatura dos doadores presentes que chegaram ao local por meio do sistema “drive thru”.

Além da CUFA, das ligas e clubes participantes, a campanha “Mães da Favela Futebol Clube” é realizada pela Comunidade Door e pela Frente Nacional Antirracista.

Quer saber mais?
O projeto Mães da Favela Futebol Clube é uma campanha nacional promovida pela Central Única das Favelas (CUFA). Tem como objetivo arrecadar e distribuir alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade de todo o Brasil.

A campanha começou na última segunda-feira (21) e envolveu clubes de futebol, ligas esportivas e diversas entidades de todas as regiões do país. A campanha também foi realizada pela Comunidade Door e pela Frente Nacional Antirracista.

A estimativa é de que sejam arrecadadas 12 mil toneladas em doações de alimentos por todo o país, algo equivalente a 100 milhões de reais.

Se você quiser conhecer um pouco mais da Central Única das favelas, acessa aí: www.cufa.org.br ou chega lá nas redes sociais, no @cufabr no Facebook, @cufabrasil no Instagram ou @CUFA_Brasil no Twitter.

Comentários