Time

As batalhas do Furacão na Copinha

Créditos: Cahuê Miranda/Site Oficial

A piazada do Furacão está fazendo bonito na Copa São Paulo. Dos 128 times que iniciaram a competição, 120 já ficaram pelo caminho. E uma das oito equipes que seguem na luta pelo título é o Athletico Paranaense.

O Rubro-Negro agora enfrenta o Corinthians, nesta sexta-feira (17), em Franca (SP), pelas quartas de final. E para chegar até aqui, o time athleticano teve que superar muito mais do que as equipes adversárias.

Chefe da delegação rubro-negra, o ex-jogador e ídolo da torcida athleticana Cocito conta que o Furacão tem enfrentado uma série de empecilhos dentro e fora dos gramados, que vão além do jogo de futebol.

“O que nos traz tanto inconformismo é que se fala muito no desenvolvimento do futebol, em melhorar a qualidade do jogo, para que a gente volte a ter aquele futebol brasileiro que todo mundo sonha, com jogadores inteligentes, técnicos e criativos… Mas para que isso aconteça, há muitas coisas envoltas que se deve proporcionar”, afirma.

Cocito, que ocupa o cargo de coach DNA CAP na nova estrutura administrativa do Clube, diz que o time que disputa a Copinha tem tido dificuldade para pôr em prática sua proposta de jogo na competição.

“A primeira coisa necessária para se apresentar um futebol de qualidade é um campo com um gramado em boas condições. Nos causou muita chateação quando fomos deslocados à nossa terceira sede na competição e saímos de Itu (SP), que tinha um gramado maravilhoso. Dos seis jogos que fizemos, somente em um o campo estava em boas condições”, destaca.

Outra situação que deixou a delegação rubro-negra inconformada foi a grande quantidade de deslocamentos e as longas viagens que o Athletico foi obrigado a fazer.

“A gente imaginava que, como estávamos próximos à capital, a lógica seria que as equipes que estavam em sedes mais distantes seriam colocadas em campos de melhores condições e mais próximos a São Paulo. Mas veio a surpresa de que tivemos que nos deslocar 400 km [de Embu das Artes a Franca] para jogar contra o Corinthians, que não se locomoveu desde o início da competição. Está sempre na mesma cidade, enquanto nós chegamos a nossa quarta sede”, ressalta.

Cocito diz que esses problemas atrapalham, mas também dão ainda mais motivação ao time rubro-negro na busca pelo título.

“Vamos usar isso como um grande combustível para que a gente possa vencer. Com a força e a dedicação que esses meninos têm tido, eles estão merecendo chegar onde estão e tenho certeza que vão merecer chegar até a final”, completa.

O campeão brasileiro de 2001 também ressalta a importância da competição para a formação dos jogadores. “Apesar das adversidades, a competição não deixa de revelar grande atletas e talentos para a nossa equipe principal. Temos vários jogadores que têm sido destacados pela imprensa nacional”, diz. “A nossa equipe, além de tudo, é mais jovem. Temos atletas com idade de Sub-17 e outros que acabaram de sair dessa categoria. Vários nomes que podem estar, em breve, nos Aspirantes e na equipe principal, como o Jajá, Luan Patrick, Kawan, Vinicius Kaue e Leonardo Ataíde”, acrescenta.

A partida entre Athletico Paranaense e Corinthians está marcada para às 21h30 desta sexta-feira, no Estádio Municipal Doutor Lancha Filho, em Franca. O jogo terá transmissão da Rádio CAP, SporTV e Rede Vida.

Comentários