Time

Athletico bate o União São João por 2 a 0 e avança na Copinha

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico garantiu a classificação para a segunda fase da Copinha na tarde deste domingo (9), em Araras (SP). Contra o União São João, time da casa, o Furacão dominou o jogo, teve as principais oportunidades e venceu por 2 a 0, com gols de John Mercado e Dourado.

O adversário da próxima fase, já eliminatória, será o América-MG. Data e horário serão definidos em breve.

O jogo

O Rubro-Negro soube se colocar no papel de favorito e fez um primeiro tempo bastante agressivo ofensivamente. O principal destaque acabou sendo o goleiro Daniel, do União São João, pelas defesas, é claro, mas também pela falha que resultou no primeiro gol do Athletico.

Aos três minutos, John Mercado cruzou da direita e Renan Viana pegou de primeira a bola que veio à meia altura. O goleiro adversário praticou uma grande defesa, colocando para escanteio.

Mas, embalado pela torcida, o time da casa deu o troco já no minuto seguinte. Um lançamento que veio do campo defensivo pegou a defesa athleticana desprevenida. Gallo ia ficando cara a cara com Gabriel Pereira, mas o lateral-direito Murillo conseguiu boa recuperação e travou a finalização.

Emerson fez boa jogada aos nove minutos. Ele se livrou de dois marcadores e bateu de fora da área, mas a bola passou acima da trave.

Três minutos mais tarde, Danielzinho mostrou toda sua habilidade com um chapéu para cima do zagueiro, na meia-lua. Em seguida, ele cortou para o meio da área e bateu rasteiro. O goleiro pegou.

O União São João não conseguiu aproveitar a posse de bola e ela foi lançada novamente ao ataque do Furacão. Emersonn conseguiu controlar a bola mesmo sob a marcação de dois adversários, mas não teve condições de finalizar e a zaga afastou. A sobra ainda ficou com Carlos Eduardo, que arriscou de longe e levou perigo.

De tanto pressionar, o Athletico abriu o placar. Apesar de estar numa tarde inspirada e de ter evitado o gol athleticano em outras jogadas muito melhor construídas, o goleiro Daniel tentou afastar de cabeça um lançamento de Vitor do Carmo para John Mercado. A bola pegou de raspão no goleiro e sobrou limpa para o camisa 11 do Athletico anotar o gol.

O time adversário teve sua melhor chance na partida aos 22 minutos da primeira etapa, quando Ayoub arriscou de fora da área e acertou o travessão de Gabriel Pereira.

Aos 26 minutos, Daniel fez uma sequência com três ótimas defesas. Primeiro foi em chute de John Mercado, após cruzamento de Willian Jesus. O atacante do Furacão ficou com a sobra, tocou para Murillo que colocou novamente a bola na área, encontrando Emersonn. O camisa 7 bateu de primeira e novamente o goleiro interveio. A sobra novamente ficou com o Furacão e a bola foi ajeitada para Vitor do Carmo, que chutou forte para nova defesa de Daniel.

Veio o segundo tempo e o time da casa passou a pressionar mais o Athletico, afinal precisava da vitória para poder seguir na competição. Aos 14 minutos, uma cobrança de falta da intermediária levou perigo e fez Gabriel Pereira defender em dois tempos.

Quatro minutos depois, Danielzinho fez boa jogada individual e bateu da entrada da área. A bola passou com muito perigo, por cima do gol.

Aos 22′, foi a vez de Mercado mostrar categoria pela esquerda. Ele se livrou da marcação invadiu a área e tentou a batida colocada, com a perna direita, que não é a boa. O chute não tomou o rumo do gol.

Renan Viana, que havia tido a primeira chance do jogo, mostrou novamente bom posicionamento para escorar um cruzamento, aos 31′. A cabeçada foi precisa, no canto, mas o goleiro se esticou todo e colocou para escanteio.

Pouco depois, Iago recebeu na esquerda, invadiu a área com um bom drible e bateu forte. Novamente, apareceu o goleiro para evitar o gol.

Coube a Iago a tarefa de cobrar uma falta lateral, aos 42 minutos. Ele acabou mandando direto para o gol e Daniel espalmou. O zagueiro Dourado estava bem posicionado dentro da pequena área e não brincou em serviço: mandou para o fundo das redes e selou a vitória athleticana!

Ficha técnica: Athletico 2×0 União São João
Copa São Paulo Júnior: Primeira fase – terceira rodada
Data: 09/01/2022 [domingo]
Horário: 13h15
Local: Estádio Hermínio Ometto, em Araras (SP)

Athletico: Gabriel Pereira; Murillo (João Victor, aos 28′ do 2º tempo), Dourado, Zanella (Kauã, aos 20′ do 2º tempo) e Willian Jesus; Carlos Eduardo, Vitor do Carmo (João Vitor Tavares, aos 18′ do 2º tempo) e Danielzinho; John Mercado, Emersonn (Iago, aos 28′ do 2º tempo) e Renan Viana.
Técnico: Pablo Fernandez
Gols: John Mercado, aos 14′ do 1º tempo; Dourado, aos 42′ do 2º tempo.
Cartão amarelo: John Mercado

União São João: Daniel; Everson, Edinho, Ronald e Gabriel; Luidi, Alan e Dioguinho (Wesley); Tessari, Gallo (Adriano) e Ayoub (Maylon).
Técnico: Grandini
Cartão amarelo: Gallo, Ronald, Gabriel

Comentários