Clube

Athletico se despede de Rui Gottardi, a Máquina do Furacão de 1949

Foto: Cahuê Miranda/athletico.com.br

Esta quarta-feira é um dia de luto para o Athletico Paranaense. Rui Gottardi, uma verdadeira lenda rubro-negra, faleceu em Curitiba aos 93 anos.

Rui foi o meia direita do esquadrão imortal do Furacão de 1949, o time que marcou para sempre a identidade do nosso clube. Ele vestiu a camisa rubro-negra por cinco temporadas, entre 1948 e 1952.

Assim como toda a família Gottardi, Rui tinha no sangue o DNA rubro-negro. Ele era filho de Alberto, goleiro nos anos 1920 e 1930, e sobrinho de Caju, que substituiu o irmão e defendeu a meta athleticana por 16 anos.

Rui se destacava mesmo entre tantos craques que fizeram parte do Furacão original. Pela sua técnica apurada, aliada com a raça, versatilidade e imposição física, ganhou os apelidos de “Máquina do Furacão” e “Garoto de Ouro” da Baixada.

Até os últimos anos de sua vida, Rui usou na mão esquerda o anel banhado a ouro, com o escudo do Furacão, que os jogadores do time campeão estadual de 1949 ganharam em homenagem à conquista. Foi um dos agraciados com o título de “Doutor em Futebol”.

No mesmo dedo, Rui carregava a aliança do casamento de 68 anos com Lobe Silva Gottardi, agora viúva do eterno craque.

O sepultamento está marcado para as 15h desta quinta-feira (15), no Cemitério Água Verde.

O Athletico Paranaense expressa seus votos de profundo pesar e se solidariza com todos os amigos e familiares de Rui Gottardi neste momento de luto.

Comentários