Time

Campeão em 2011, Jonathan se prepara para a disputa da sexta Conmebol Libertadores da carreira

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

A equipe principal do Athletico Paranaense está na reta final da preparação para a estreia oficial na temporada. No dia 5 de março [terça-feira], o Furacão entra em campo pela primeira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O duelo será às 21h30 [horário de Brasília], contra o Tolima, na Colômbia.

Esta será a sexta participação do Rubro-Negro na principal competição sul-americana, que contou com o “El Paranaense” nas edições de 2000, 2002, 2005, 2014 e 2017.

Quem também disputará o torneio pela sexta vez é o lateral-direito Jonathan. Um dos jogadores mais experientes do atual elenco, o camisa 2 tem muita história para contar na Conmebol Libertadores. São 47 jogos no total e um aproveitamento de 60%.

Jonathan fez nove jogos com a camisa rubro-negra na edição de 2017. Pelo Santos, em 2011, disputou sete partidas e levantou o troféu tão cobiçado. Já com a camisa do Cruzeiro, atuou em três edições [2008, 2009 e 2010], somando 31 jogos e um vice-campeonato.

Na segunda participação pelo Athletico Paranaense, o lateral analisou as peculiaridades do torneio. “É o campeonato mais importante do nosso continente. E o que faz a Libertadores se tornar ainda mais difícil é que depois da fase de grupos ainda vem uma etapa de mata-mata. Além disso, não estamos acostumados a jogar contra estes adversários, como é no Campeonato Brasileiro”, disse.

Para superar estas adversidades, Jonathan destaca o fator emocional. “A nossa equipe tem que estar bem preparada psicologicamente. Isso é fundamental para ser campeão da Libertadores. Claro que fisicamente e tecnicamente, todo time que disputa uma competição dessa tem que estar bem. Mas precisa ter muita cabeça, porque enfrentamos muitas coisas adversas, principalmente fora de casa”, destacou.

Mais da metade do elenco principal do Furacão já teve a oportunidade de estar em uma Conmebol Libertadores. “Isso é importante para esse tipo de competição e deixa a equipe mais calejada e experiente. Temos jogadores experientes nessa competição e vamos evoluindo durante o campeonato”, disse o lateral.

O Furacão está no Grupo G, que conta com Boca Juniors [Argentina], Jorge Wilstermann [Bolívia] e Tolima [Colômbia]. “Temos uma chave muito difícil, com jogos em altitude. Mas nesses momentos, a equipe tem que se superar. É uma competição que todos os atletas querem vencer e o Clube também”, finalizou Jonathan.

Comentários