Time

Conheça o adversário do Furacão nas oitavas da CONMEBOL Sul-Americana

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico vai voltar à Colômbia em sua caminhada em busca do bicampeonato da CONMEBOL Sul-Americana. O adversário do Furacão nas oitavas de final será o América de Cali, uma das equipes mais tradicionais do país vizinho.

As partidas do duelo estão previstas para as semanas dos dias 12 e 19 de julho. O primeiro jogo será na Colômbia e a volta terá o Rubro-Negro como mandante. Quem passar enfrentará o vencedor do confronto entre Grêmio e LDU.

Saiba mais sobre o adversário do Furacão!

História

A origem do América de Cali remonta a 1918, mas a fundação oficial do clube aconteceu em 13 de fevereiro de 1927. A partir dos anos 1940, com o advento do profissionalismo, o América se tornou uma das equipes mais populares da Colômbia, com adeptos em todo o país. O período mais vencedor dos “Diablos Rojos” foram os anos 1980 e 1990, com a conquista de oito títulos nacionais e quatro vice-campeonatos da CONMEBOL Libertadores.

Títulos

Com 15 títulos nacionais, o América é o segundo maior campeão da Colômbia, com um troféu a menos que o Atlético Nacional. Outra conquista de destaque é a Copa Merconorte de 1999, conquistada em disputa contra equipes da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Estádio

O América manda seus jogos no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, com capacidade para 36.000 pessoas. Inaugurado em 20 de julho de 1937, é de propriedade da Universidade del Valle (Univalle) e administrado pela prefeitura de Cali. Em 2011, foi remodelado para receber jogos do Campeonato Mundial Sub-20.

Atualidade

Atual bicampeão, o América teve dificuldades no Torneio Apertura do Campeonato Colombiano 2021. Classificado em oitavo lugar, acabou eliminado pelo Millonarios nas quartas de final. Entrou na CONMEBOL Sul-Americana ao ficar na terceira posição no Grupo H, contra Atlético Mineiro, Cerro Porteño (Paraguai) e Deportivo La Guaira (Venezuela). Foram quatro derrotas, um empate e uma vitória.

Treinador e destaques

Após a demissão do técnico argentino Juan Cruz Real, os “Diablos Rojos” vem sendo comandados nas últimas partidas pelo interino Jersson González. 

O jogador mais conhecido da equipe é o centroavante Adrián Ramos, de 35 anos, que já defendeu a Seleção Colombiana e atuou no Borussia Dortmund e no Hertha Berlin, da Alemanha. Ramos forma o trio de ataque com dois atacantes de velocidade: Duvan Vergara, 24 anos, e Santiago Moreno, 21 anos.

Retrospecto

O Athletico já enfrentou o América de Cali em duas edições da CONMEBOL Libertadores. Em 2002, o Furacão esteve ao lado do time colombiano no Grupo 4 e o América levou a melhor, garantindo a classificação. Já em 2005, o Rubro-Negro voltou a encontrar os “Diablos Rojos” no Grupo 1 e garantiu a vaga nas oitavas de final.

Comentários