Time

David Terans comenta sobre desafio contra ex-clube: “Temos que fazer um grande jogo lá”

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Lei do ex? Bem, não sabemos ainda se vai acontecer. Mas a partida desta semana em Montevidéu pode marcar o reencontro de David Terans com o Peñarol, último clube do jogador antes de chegar ao Athletico Paranaense e pelo qual ele fez grande sucesso nas últimas três temporadas.

“Temos que fazer um grande jogo lá no Uruguai para trazer a decisão aqui para a nossa casa”, diz Terans. “O Peñarol é um time qualificado em vários aspectos. Conta com jogadores experientes e com jovens que vêm fazendo um bom trabalho. Um time que dentro de casa também é muito forte”, completa o athleticano.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO DA ENTREVISTA NO FURACÃO LIVE!

O primeiro jogo da semifinal é nesta quinta-feira (23), a partir das 21h30, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. O duelo da volta ocorre uma semana depois, no mesmo horário, no Estádio Joaquim Américo. Ambas as partidas contam com transmissão ao vivo pela CONMEBOL TV e cobertura completa pelos canais oficiais do Rubro-Negro!


Com o Athletico Paranaense, atacante David Terans pode reencontrar o Peñarol nesta quinta-feira
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br  10-07-2021

Destaque pelos dois semifinalistas

David Terans chegou ao Furacão em maio. Humilde e atencioso, logo conquistou a amizade de todos no CAT Caju. É querido por companheiros de time e funcionários do clube.

Dentro de campo, sempre centrado. Tornou-se uma referência. Em 28 partidas, já teve participação direta em 12 gols anotados pelo Rubro-Negro – seis gols e seis assistências. É extremamente competitivo, a ponto de ser normal vê-lo incomodando os zagueiros adversários já na saída de bola da outra equipe. 


Com o Rubro-Negro, Terans participou diretamente em 12 gols da equipe até aqui
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br 25-08-2021

Terans saiu do Peñarol com status de ídolo. Era chamado de “El Rey” por lá. Não poderia ser diferente. Só na CONMEBOL Sul-Americana de 2021, ajudou o time carbonero a terminar a fase de grupos na liderança em uma chave que tinha Corinthians, River Plate (Paraguai) e Sport Huancayo (Peru). Atuou em seis partidas desde a estreia do time de Montevidéu na fase preliminar, em abril. Colaborou com dois gols e deu três assistências.

Sim, David Terans sabe bem o que os rubro-negros vão ter pela frente nesta semifinal.

“O Peñarol tem um time com bons jogadores. Jogadores que já vêm se destacando há algum tempo”, analisa Terans. “Esta semifinal também é um momento muito importante para o futebol uruguaio. Todos têm muita esperança no Peñarol nesta Sul-Americana, até porque é a oportunidade para o futebol uruguaio voltar a ter uma conquista continental”, afirma.

Terans toca num ponto interessante. Ninguém duvida que o Uruguai segue sendo um país protagonista no futebol mundial. Está entre os dez países que mais fornecem jogador ao mercado internacional da bola. A Seleção Uruguaia também vai bem. Semifinalista do Mundial da FIFA de 2010 e da Copa das Confederações de 2013. Campeã da Copa América de 2011. A Celeste é ocupa o 12º lugar do atual ranking da FIFA, à frente de seleções como a Alemanha.


Seleção Uruguaia de Terans está entre os 12 melhores do Ranking da FIFA
Foto: Emiliano Aguirre/ AUF 05-09-2021

Só que o último título de um clube uruguaio na América no Sul já leva tempo. Aliás, nunca um clube do país vizinho foi à decisão de uma CONMEBOL Sul-Americana para se ter uma ideia. Nacional (2002) e River Plate (2009) chegaram perto. Assim como Peñarol, agora em 2021, também foram semifinalistas.

Algo parecido ocorre na CONMEBOL Libertadores. As equipes uruguaias não levantam a taça desde 1988, quando o Nacional foi o protagonista do continente. Um ano antes, o Peñarol era o dono do título. E ainda falando de Libertadores, coube ao próprio Peñarol o melhor desempenho recente, vice-campeão em 2011.

E como está o sentimento para o reencontro?

David Terans fala com bastante carinho deste momento. Conta inclusive que recebeu várias mensagens dos amigos conterrâneos, ansiosos pelo jogo. 

O atacante rubro-negro fala que na própria família há torcedores do adversário desta semifinal. Mas se os amigos e familiares eventualmente podem ficar com o coração “dividido” neste reencontro de Terans com o ex-time, o mesmo não se pode dizer do atacante uruguaio que agora defende o Athletico Paranaense com convicção, independentemente do adversário.

“Vou dar o meu melhor em campo para que seja o Athletico Paranaense o time a se classificar à decisão”, garante David Terans. “Eles [amigos e familiares] sabem que estou muito feliz hoje no Athletico. Sabem que tenho uma grande oportunidade aqui. Sabem que estar aqui é o que eu quero para mim. E eles querem que eu prospere aqui no Athletico”, comenta.


Terans em viagem com o Rubro-Negro na temporada. Compromisso desta semana é em Montevidéu
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br 30-06-2021

“A verdade é que hoje estou muito feliz aqui no Athletico “, continua o uruguaio. “Um clube que conta com muitas pessoas boas e que tratou bem desde o primeiro momento em que aqui cheguei. Agradeço ao apoio de todos. Apoio que inclusive me ajudou a ser convocado para a minha seleção pela primeira vez, o que foi motivo de muito orgulho para mim”, acrescenta.

“E vamos trabalhar para ficar com esse título da Sul-Americana”, destaca. “A conquista do bicampeonato da Sul-Americana será muito importante para o Athletico Paranaense. Será importante para mim. Será importante para todos do nosso elenco. Também somos uma equipe forte, que tem ido muito bem nas copas. Temos feito um bom trabalho. E vamos sempre dar o nosso melhor para cumprir bem todos os objetivos que temos pela frente aqui no Athletico”, encerra.


Atacante se livra da marcação do América de Cali na CONMEBOL Sul-Americana. Agora, duelo é no Uruguai

Foto: José Tramontin/ athletico.com.br 21-07-2021

Comentários