Time

Dez coisas que você precisa saber antes do jogo de hoje a noite contra o Santos

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

E aí, na expectativa para o jogo de hoje à noite? Nós aqui também. Mas enquanto Athletico Paranaense e Santos não se enfrentam nesta terça-feira (6), destacamos pra você dez curiosidades de um dos duelos interestaduais mais tradicionais do futebol nacional!

A partida de hoje à noite começa às 19h30 no Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP). É válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021. E tem mais. Uma vitória logo mais pode levar o Furacão à liderança isolada da competição!

Torça por nós e acompanhe a cobertura completa de mais esse jogão aqui no athletico.com.br, no Furacão Live e nos canais oficiais do Rubro-Negro nas redes sociais!

#1 Quantas vezes já enfrentamos o Santos?
Esse confronto tem muita história. Foram 62 partidas entre athleticanos e santistas desde que se enfrentaram pela primeira vez em 1926. O Rubro-Negro conquistou 15 vitórias e 18 empates. Foram 55 jogos oficiais (Brasileiro, Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores) e sete amistosos.

#2 Qual jogador rubro-negro mais vezes enfrentou o Santos na história?
Dois jogadores dividem o primeiro posto. Um deles é o goleiro Weverton, que atuou no Athletico Paranaense entre 2012 e 2017. Ele enfrentou o Santos dez vezes. Assim como volante Deivid, que jogou no Furacão entre 2008 e 2018. Do atual elenco rubro-negro, o zagueiro Thiago Heleno (nove jogos) e o meio-campo Nikão (oito jogos) foram os que mais enfrentaram o Santos com o CAP.

#3 Qual o nosso maior artilheiro em partidas contra o Santos?
O atacante Paulo Rink, que atuou no Rubro-Negro entre 1990 e 1997 e em 2007 é o principal goleador nosso em jogos contra os santistas. Rink anotou um gol em cada uma das três partidas que fez contra o adversário, em 1996. Marca que pode até ser alcançada pelo zagueiro Thiago Heleno, do atual elenco athleticano. O “General” tem dois gols pelo CAP contra o Santos desde que chegou ao Rubro-Negro, em 2016.

#4 Quantos jogadores já defenderam o Athletico Paranaense em jogos contra os Santos?
Pegamos a escalação de cada um dos nossos 62 jogos contra o Santos – oficiais e amistosos. Fizemos as contas. E o resultado foi que um total de 426 jogadores já defenderam o Rubro-Negro em duelos contra o time do litoral paulista.

#5 Quantos estádios já receberam jogos entre Athletico Paranaense e Santos?
Dez estádios diferentes já receberam duelos entre athleticanos e santistas em toda a história. O Athletico Paranaense mandou 24 jogos no Joaquim Américo, mas também já recebeu o Santos na Vila Capanema (quatro vezes), Couto Pereira (três vezes), Pinheirão e Vila Olímpica do Boqueirão (uma vez cada).

Palco da partida de hoje à noite, a Vila Belmiro já abrigou o encontro em 24 oportunidades. Mas os santistas também mandaram seus jogos conosco duas vezes para o Pacaembu e uma para o Estádio do Ibirapuera, ambos na cidade de São Paulo (SP). Também já atuamos contra eles no Estádio João Paulo II (atual Estádio Vail Chaves), em Mogi Mirim (SP), e Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP).

#6 Quantos treinadores já comandaram o Rubro-Negro em jogos contra o Santos?
O português António Oliveira será o 42º treinador diferente a comandar o Athletico Paranaense em jogos contra o Santos desde que as equipes se enfrentaram pela primeira vez, lá em 1926. O técnico Vadão (Oswaldo Alvarez) e Antônio Lopes foram os que mais estiveram à beira do campo em duelos entre as duas equipes – cinco jogos cada.

#7 O Athletico Paranaense já enfrentou o famoso “Santos de Pelé”?
Sim. E levamos vantagem nos duelos. Maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé defendeu as cores do Santos Futebol Clube entre 1956 e 1974. Período em que o time santista ficou famoso por ter uma das equipes mais fortes do mundo à época.

O Furacão enfrentou o Santos da “Era Pelé” em seis oportunidades, entre 1968 e 1973. Todas as partidas em Curitiba. O Rubro-Negro venceu três jogos. O Santos venceu duas vezes. Houve ainda um empate.

Pelé esteve em campo em três desses jogos (duas vitórias santistas e uma derrota). Marcou 1 gol, pelo Campeonato Brasileiro em novembro de 1973.

#8 Quantos jogadores estrangeiros já defenderam o Athletico Paranaense em partidas contra o Santos?
A resposta é: 26 jogadores. O primeiro deles foi o meio-campo paraguaio Ruben Aveiro, que chegou ao CAP em 1943. Aliás, Aveiro foi a primeira contratação estrangeira da história do futebol do Estado do Paraná.

Aveiro também foi o primeiro estrangeiro a marcar um gol pelo Furacão contra o adversário de hoje à noite. E foram logo dois, na vitória por 2 a 1 sobre o Santos em amistoso realizado na Vila Capanema em junho de 1943.

#9 Qual jogador estrangeiro mais atuou pelo Athletico Paranaense em partidas contra o Santos?
Quem lidera a lista é o eterno “El Comandante” Lucho González. O meio-campo argentino, que defendeu o Furacão entre 2016 e 2021, esteve em campo em nove partidas contra o Santos. O meio-campo colombiano David Ferreira (seis jogos entre 2005 e 2008), e o volante colombiano Edwin Valencia (quatro jogos entre 2007 e 2009) completam o pódio.

#10 O Athletico Paranaense já chamou o Santos para um jogo de revanche?
Sim. E a história é bem bacana. Campeão estadual um mês antes, o Athletico enfrentou o Santos em jogo de exibição em 6 de junho de 1943, no Joaquim Américo. E mesmo diante de um grande público naquele domingo de frio e em campo com um timaço formado com Caju, Zanetti, Nilo Biazetto, Lupercio, Aveiro e Cia., o Rubro-Negro foi superado por 1 a 0. Gol de Ruy, para o Santos.

Mas as equipes logo combinaram uma revanche, para três dias depois. O Santos nem voltou a SP. E novamente com o Joaquim Américo repleto de torcedores, os dois times voltaram a campo. E desta vez, deu Furacão. Vitória por 2 a 1, com dois gols de Aveiro para o CAP e outro de Ruy, para o Santos.

A renda do segundo encontro foi revertida para casas de apoio a crianças carentes e instituições de caridade, como a Casa do Jornaleiro e a LBA (Legião Brasileira de Assistência) de Curitiba.

Comentários