Time

Dez curiosidades sobre o clássico Athletiba!

O Athletiba deste domingo (15) já entrou na lista das curiosidades do clássico. Devido à pandemia do Covid-19, o jogo terá portões fechados. Mais uma história para contar em um confronto cheio de fatos inusitados, feitos heroicos e causos pitorescos.

Confira 10 curiosidades sobre o Athletiba:

1. A primeira vez 

Quando Athletico e Coritiba estiveram frente a frente pela primeira vez, foi para apenas 20 minutos de futebol. Pelo Torneio Início do Campeonato Paranaense de 1924, no dia 20 de abril, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, com gols de Ary e Motta.

2. Só oito minutos

Em 1946, o clássico Athletiba teve apenas oito minutos de bola rolando! O jogo já estava 1 a 1 quando o ponta esquerda Cireno, do Furacão, arrancou o gorro do goleiro alviverde Belo, que era careca e ficou furioso! Ele agrediu Cireno e foi expulso. Como o árbitro não excluiu o athleticano, a equipe adversária se revoltou e abandonou o gramado.

3. Furacão devastador

O Athletico foi devastador em 1949, com a equipe que deu ao Clube o apelido de Furacão. Naquela temporada, foram disputados quatro clássicos contra o Coritiba, com quatro vitórias rubro-negras e 16 gols marcados. Uma média de quatro por jogo!

4. Onze bolas na rede! 

Em 1951, um Athletiba pelo Torneio Idelfonso Marques não levantava grandes expectativas antes de a bola rolar. Mas acabou sendo a partida com mais gols na história do clássico: Athletico 6 x 5 Coritiba!

5. De pai para filho 

Pai e filho são os jogadores que mais vestiram a camisa do Furacão no clássico: Caju e Alfredo! Caju, a “Majestade do Arco”, esteve em campo em 41 Athletibas, entre 1933 e 1949. Seu filho, o zagueiro Alfredo, ficou a um jogo de igualar o pai. Disputou 40 clássicos, entre 1967 e 1979.

6. Carrascos do rival 

Dois dos maiores artilheiros da história do Furacão dividem a artilharia rubro-negra na história dos clássicos. Marreco e Jackson marcaram 15 gols cada contra o rival.

7. Iluminados!

Dois jogadores do Furacão conquistaram o feito de marcar quatro gols em um Athletiba. Guará, em vitória por 4 a 2 em 1946, e Erádio, no triunfo por 4 a 3 em 1954.

8. Equilíbrio como marca

O empate em 1 a 1 foi o placar que mais se repetiu na história do clássico. Foram 147 jogos com esse placar. Inclusive o último, pelo Campeonato Paranaense de 2019.

9. 1, 2, 3 do Sub-23 

Em 2013, o Athletico usou pela primeira vez a estratégia de disputar o Campeonato Paranaense com uma equipe de transição ao elenco titular. Em 21 de abril, o clássico contra o Coritiba foi disputado na Vila Olímpica e terminou com o placar de 3 a 1 para o Furacão, com gols de Edigar Junio, Zezinho, Crislan.

10. Da gripe ao coronavírus 

O clássico deste domingo (15) será com portões fechados devido à pandemia de Covid-19. Mas há 87 anos, outro confronto entre os rivais foi marcado por um surto viral. Foi o famoso Athletiba da gripe, quando o Rubro-Negro, mesmo com meio time doente, teve que entrar em campo contra o rival e venceu por 2 a 1. O time da raça!

Comentários