Time

Este jogo é 10! Curiosidades que você precisa saber sobre Athletico x Red Bull Bragantino

Foto: Fabio Wosniak/athletico.com.br

Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino. Este jogo é 10! Sim, é um jogão que vai reunir duas das melhores equipes deste início de Campeonato Brasileiro. Inclusive é um duelo que pode valer a liderança da competição! Mas é também o encontro que vai reunir pela décima vez na história Furacão e Massa Bruta.

A partida deste sábado (dia 10) começa às 17h30 no Estádio Joaquim Américo. Jogo que será transmitido ao vivo e com exclusividade para todo o Brasil pelo Furacão Live! Veja AQUI como garantir seu acesso à transmissão da partida!

E para celebrar o duelo #10 deste fim de semana, selecionamos dez curiosidades deste jogo pra você curtir e relembrar com a gente! Mas queremos saber de você também. Algum momento de #CAPxRBB foi mais marcante na sua vida de amor ao Rubro-Negro?

#1 Equilíbrio
Não tenha dúvidas de que os encontros entre Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino estão entre os mais equilibrados do Brasileiro. Em nove jogos realizados até aqui, foram três vitórias para cada lado. Também houve três empates. O Rubro-Negro marcou 13 gols contra 12 do adversário.

#2 Só jogo oficial
Pode procurar aí no Google. Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino só entraram em campo até hoje quando o jogo tinha pontos em disputa, ou seja, apenas competições oficiais. Foram sete pelo Brasileiro Série A e dois válidos pelo Brasileiro Série B. Nunca se enfrentaram em amistoso.

E mesmo sendo equipes muito antigas no futebol brasileiro, fazem um duelo recente. O Furacão foi fundado em 1924. O Massa Bruta, em 1928. Mas o primeiro enfrentamento só ocorreu mesmo em 19 de maio de 1991, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

O Athletico Paranaense de 1991, temporada do primeiro duelo contra o Red Bull Bragantino
Foto: Acervo Club Athletico Paranaense

#3 Vários artilheiros
Lembra-se de que falamos de equilíbrio, né? Pois bem, ele se estende aos goleadores em jogos envolvendo as duas equipes também.

Onze jogadores athleticanos já balançaram as redes dos paulistas. E dois lideram essa lista com dois gols cada. Um deles é o atacante Paulo Rink, que marcou contra o adversário duas vezes em 1996. O outro é o meio-campo Paulo Miranda, que tem um doblete sobre o time bragantino em 1997.

Do atual elenco rubro-negro, quem já comemorou gol sobre o adversário foi Renato Kayzer, na vitória athleticana por 1 a 0 em Bragança Paulista no Brasileiro de 2020 – relembre aqui como foi.

Renato Kayzer comemora o gol paranaense sobre os paulistas no returno do Brasileiro 2020
Foto: Maurício Mano/ Arquivo athletico.com.br

#4 Gol mais rápido
Já que estamos falando de gols, você sabe quem marcou o gol rubro-negro mais rápido nos duelos contra o Red Bull Bragantino? O recorde ainda pertence ao atacante Paulo Rink, que anotou o primeiro da vitória do CAP por 3 a 1 em 18 de agosto de 1996 no Joaquim Américo. Jogo que foi válido pela terceira rodada do Brasileiro daquele ano.

Paulo Rink abriu caminho para a vitória aos 12 minutos do primeiro tempo.

Nos jogos da temporada 2021, o Furacão já anotou três gols antes desse tempo de jogo. E aí, você acha que esse recorde pode ser superado agora?


O gol mais rápido do Furacão em jogos contra o Red Bull Bragantino, em 1996

#5 Sempre tem gol
Embora seja um duelo equilibrado, placar sem gols não combina muito com os encontros envolvendo Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino. Em nove jogos até aqui, ocorreu apenas um único 0 a 0. Foi na Série B de 2012 no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

A média de gols dos jogos entre athleticanos e bragantinos é superior a dois tentos por partida. E em dois duelos [veja a lista completa de jogos logo abaixo], foram anotados cinco gols em um mesmo jogo. Nada mal, né?

O atacante Marcelo Cirino com o Furacão em duelo com o Red Bull Bragantino em Paranaguá, em 2012
Foto: Gustavo Oliveira/ Arquivo athletico.com.br

#6 Nomes de Seleção Brasileira
Os athleticanos Santos e Abner estão com a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O meio-campo Claudinho será o jogador do Red Bull Bragantino que vai servir o time nacional no Japão também.

Encontrar jogadores de Seleção Brasileira nos elencos não é algo de agora envolvendo Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino. Foi assim por exemplo no primeiro duelo entre as duas equipes em 1991, quando o CAP tinha no elenco Valdir Benedito e Batista.

Valdir Benedito foi volante da Seleção Brasileira na Copa América de 1991. Já o meia Batista havia disputado os Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e atuado sete vezes pela Seleção Principal entre 1987 e 1989.

Em 1991, o Red Bull Bragantino contava no elenco com jogadores como o volante Mauro Silva (campeão do Mundo em 1994) e o atacante Mazinho Oliveira, que também disputou a Copa América de 1991 com o athleticano Valdir.

O lateral-esquerdo Abner, que ao lado do goleiro Santos vai defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

#7 Recorde de jogos
Neste sábado, três jogadores do atual elenco do Athletico Paranaense podem se tornar os atletas que mais enfrentaram o Red Bull Bragantino na história. Marca que hoje pertence apenas ao lateral-direito Alberto [Alberto Valentim], que duelou contra os paulistas três vezes entre o Brasileiro de 1996 e 1998.

O volante Christian, o meio-campo Richard e o atacante Carlos Eduardo podem igualar essa marca se forem a campo neste fim de semana. Os três enfrentaram o Red Bull Bragantino duas vezes no Brasileiro de 2020. E estão invictos – uma vitória (1×0) e um empate (1×1).

O volante Christian, com o Athletico Paranaense em 2021
Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

#8 Joaquim Américo
Três será também o número de jogos que o Estádio Joaquim Américo vai passar a receber entre Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino. A casa rubro-negra já abrigou o duelo pelo Brasileiro de 1996 e pelo Brasileiro de 2020.

O Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, sediou quatro partidas envolvendo as duas equipes. Em Curitiba, a Vila Capanema e o Estádio Pinheirão também receberam um jogo cada, assim como o Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

Léo Cittadini com Furacão diante do Red Bull Bragantino no Joaquim Américo em 2020
Foto: Fábio Wosniak/Arquivo athletico.com.br

#9 Sair na frente no placar
Essa é uma dica que tem dado certo para vencer um duelo entre Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino. Nos nove jogos entre as duas equipes até hoje, apenas uma vez quem saiu atrás conseguir reagir e vencer o jogo. Foi o Athletico Paranaense, em 27 de setembro de 1998, pelo Brasileiro.

Jogo na Vila Capanema. O Rubro-Negro saiu atrás no placar depois que o atacante Reinaldo marcou primeiro para os paulistas. Mas o atacante Tuta (9min do 2ºT), o meio-campo Alex Oliveira (18min do 2ºT) e o zagueiro Edinho Baiano (22min do 2ºT) viraram para o CAP. O atacante Leto (35min do 2ºT) ainda descontou para os paulistas.


Virada do Furacão sobre o Red Bull Bragantino em 1998

#10 Melhor momento
Quer outro conselho para você não perder este jogo no Furacão Live? Anota aí então para não esquecer: de todos os encontros já realizados entre Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino na história, este é o que ambas as equipes estão em melhor posição na tabela no Brasileiro.

Os rubro-negros ocupam o terceiro lugar do Brasileiro 2021 enquanto os paulistas figuram na vice-liderança da competição. Antes do jogo deste sábado, o melhor momento havia sido no Brasileirão de 1996, quando o Furacão entrava para a partida no sexto lugar. À época, o Red Bull Bragantino era o décimo colocado.

Athleticanos comemoram um dos gol da vitória sobre o Fortaleza: melhor momento às vésperas do duelo 
Foto: José Tramontin/athletico.com.br

TODOS OS JOGOS DO ATHLETICO PARANAENSE CONTRA O RED BULL BRAGANTINO
Jogo 09
RED BULL BRAGANTINO 0x1 ATHLETICO PARANAENSE
Campeonato Brasileiro de 2020 | Rodada 26
20 de dezembro de 2020, domingo
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

Jogo 08
ATHLETICO PARANAENSE 1×1 RED BULL BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro de 2020 | Rodada 07
2 de setembro de 2020, quarta-feira
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba (PR)

Jogo 07
REB BULL BRAGANTINO 2×1 ATHLETICO PARANAENSE
Campeonato Brasileiro Série B | Rodada 27
29 de setembro de 2012, sábado
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Jogo 06
ATHLETICO PARANAENSE 0x0 RED BULL BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro Série B | Rodada 08
30 de junho de 2012, sábado
Local: Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá (PR)

Jogo 05
ATHLETICO PARANAENSE 3×2 RED BULL BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro de 1998 | Primeira Fase | Rodada 15
27 de setembro de 1998, domingo
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)

Jogo 04
RED BULL BRAGANTINO 3×2 ATHLETICO PARANAENSE
Campeonato Brasileiro de 1997 | Primeira Fase | Rodada 12
31 de agosto de 1997, domingo
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Jogo 03
ATHLETICO PARANAENSE 3×1 RED BULL BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro de 1996 | Primeira Fase | Rodada 03
17 de agosto de 1996, sábado
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba (PR)

Jogo 02
RED BULL BRAGANTINO 1×1 ATHLETICO PARANAENSE
Campeonato Brasileiro de 1992 | Primeira Fase | Rodada 08
11 de março de 1992, quarta-feira
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Jogo 01
ATHLETICO PARANAENSE 1×2 RED BULL BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro de 1991 | Primeira Fase | Rodada 19
19 de maio de 1991, domingo
Local: Estádio Pinheirão, em Curitiba (PR)

Comentários