Time

Goleadas e golaços! Seis vitórias marcantes sobre o Paraná Clube no Caldeirão

Vitória em 2018 diante do Paraná Clube. Foto: Arquivo/athletico.com.br

Uma nova temporada está começando! Neste domingo (23), o Rubro-Negro entra em campo pela primeira vez em 2022. Quem vai encarar o desafio da estreia é o time de Aspirantes, que enfrenta o Paraná Clube, às 16h, no Caldeirão.

Na abertura do Campeonato Paranaense, o Furacão reencontra um tradicional adversário, em um duelo com muita história nos últimos 32 anos. Para carregar as baterias da galera, relembramos seis vitórias marcantes sobre o Paraná no Joaquim Américo.

03/06/2000 – Athletico 3×1 Paraná Clube (RELEMBRE AQUI!)

Era o jogo de volta da semifinal do Campeonato Paranaense. O Furacão já havia aberto uma grande vantagem com uma vitória de 3 a 0 no Pinheirão, com um gol de Kelly e dois de Adriano Gabiru. Mas o show do “Quadrado Mágico” ainda não tinha acabado.

O primeiro tempo foi equilibrado. O Athletico saiu na frente com um gol de Lucas, aos 38′. O adversário empatou no minuto seguinte, com o futuro atacante rubro-negro Ilan.

Mas na segunda etapa, o Furacão deslanchou e sacramentou a classificação à final. Aos 12′, Adriano sofreu pênalti e Lucas mandou para a rede. E aos 21′, aconteceu o lance que ganhou uma placa no Caldeirão.

Kelly recebeu na ponta direita e passou pelo zagueiro paranista, com uma caneta de calcanhar. Depois, ainda mandou um cruzamento de letra, que encontrou Lucas livre na pequena área. O atacante finalizou e marcou o terceiro dele na partida.

Athletico: Flávio; Kleberson, Reginaldo, Gustavo (Leonardo) e Jorginho Paulista; Marcus Vinícius (Cocito), Goiano, Adriano e Kelly; Lucas e Kléber (Silas). Técnico: Vadão

30/05/2002 – Athletico 6×1 Paraná Clube (RELEMBRE AQUI!)

A maior goleada da história do confronto aconteceu em uma decisão! No primeiro jogo da final do Estadual de 2002, Kléber liderou o ataque do Furacão em uma jornada perfeita, que praticamente garantiu o tricampeonato.

A avalanche de gols começou aos 9′. Kléber bateu falta da entrada da área, surpreendeu o goleiro e mandou na gaveta. Aos 22′, o camisa 11 recebeu passe calcanhar de Adauto, disparou e soltou uma bomba de fora da área: golaço!

O Paraná descontou ainda no primeiro tempo. Mas a etapa final foi um passeio rubro-negro. Aos 22′, Fabiano recebeu pela esquerda, bateu cruzado de fora da área e marcou o terceiro. Aos 24′, mais uma pintura do Incendiário! Kléber recebeu na ponta-esquerda, passou por dois adversários e tocou encobrindo o goleiro.

A goleada estava desenhada, mas seria ainda maior. Aos 33′, Kléber recebeu de Alex Mineiro para fazer o quarto dele no jogo e o quinto do Athletico. E já aos 47′, Alex Mineiro fechou a conta: 6 a 1!

Athletico: Flávio; Alessandro, Gustavo, Igor e Fabiano (Luisinho Netto); Cocito, Flávio Luís e Rodriguinho (Reginaldo Vital); Alex Mineiro, Adauto (Donizete Amorim) e Kléber. Técnico: Riva de Carli

08/02/2004 – Athletico 3×0 Paraná Clube (RELEMBRE AQUI!)

Na primeira fase do Estadual, um artilheiro implacável começou a escrever sua história com a camisa rubro-negra. Depois de duas cirurgias no coração e 14 meses de recuperação, Washington voltava a jogar e fazia sua estreia pelo Furacão.

Com saudades do gol, o centroavante não deixaria a chance do reencontro escapar. Ele já havia marcado no primeiro tempo, mas o árbitro Héber Roberto Lopes anulou. Só que aos 7′ da etapa final, após uma cobrança de falta de Jadson, a bola passou por Fernandinho e sobrou limpa para o Coração Valente estufar a rede.

O caminho para a vitória estava aberto. Aos 31′, Marcão mandou uma bomba de canhota para ampliar a contagem. E aos 38′, Renna driblou o goleiro Flávio e marcou o terceiro.

Athletico: Diego; Willian, Alessandro Lopes (André Luiz), Rogério Corrêa (Fabiano) e Marcão; Alan Bahia, Ramalho, Jadson e Fernandinho; Ilan e Washington (Renna). Técnico: Mário Sérgio

28/10/2006 – Athletico 4×0 Paraná Clube

Mais um show rubro-negro, desta vez pelo Brasileiro. E outra vez marcado por um gol que ganhou placa no Caldeirão.

A goleada começou com um gol do lateral Evanílson, aos 28′ do primeiro tempo. Ferreira recebeu pela direita, passou pela marcação e cruzou rasteiro. A bola passou por Marcos Aurélio, Evanílson apareceu livre e tocou de primeira, no cantinho.

Aos 41′, Evanilson arrancou pela direita e mandou um passe perfeito para Ferreira, que foi derrubado pelo goleiro Flávio. Alan Bahia bateu o pênalti (sem paradinha) e marcou. E aos 26′ da etapa final, Valber tocou para Evanílson, que disparou pelo meio e deixou Willian livre, na cara do gol.

O melhor ficou para o final. Aos 29′, Denis Marques recebeu na entrada da área e chamou a defesa paranista para o baile. Três zagueiros ficaram pelo caminho antes do atacante tocar na saída de Flávio. Golaço histórico, para fechar a goleada.

Athletico: Cléber; Evanílson, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Alan Bahia, Cristian e Ferreira (Valber); Denis Marques (Paulo Rink) e Marcos Aurélio (Willian). Técnico: Vadão

06/02/2011 – Athletico 5×1 Paraná Clube (RELEMBRE AQUI!)

Desta vez, a goleada athleticana na primeira fase do Estadual foi comandada por Paulo Baier. Ele abriu o placar aos 14′ do primeiro tempo, com uma marca registrada: cobrança de falta colocada, sem chances de defesa para o goleiro.

Aos 19′, a defesa tricolor errou na saída de bola, o atacante Wescley aproveitou e cruzou para Paulo Baier, que driblou o goleiro antes de marcar mais um. E aos 21′, Madson sofreu falta dentro da área, Baier bateu e marcou o terceiro.

O Paraná descontou ainda na primeira etapa. Mas o Rubro-Negro chegou à goleada depois do intervalo. Aos 19′, Madson recebeu em velocidade, passou pela marcação e bateu na saída do goleiro. E aos 35′, Lucas tocou para Guerrón fechar a contagem: 5 a 1!

Athletico: João Carlos; Pimentel, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Claiton, Fransérgio, Madson (Guerrón) e Paulo Baier; Lucas e Wescley (Heracles). Técnico: Leandro Niehues

23/09/2018 – Athletico 3×0 Paraná Clube (RELEMBRE AQUI!)

Em 2018, o caminho da vitória foi aberto com um gol de Raphael Veiga, aos 7′ do primeiro tempo. Em cruzamento de Johathan, ele se antecipou à marcação e tocou de primeira.

O segundo do Furacão teve a marca do artilheiro da temporada. Pablo recebeu um cruzamento perfeito de Renan Lodi e, no meio da zaga paranista, mandou de cabeça para a rede, aos 33′ da primeira etapa.

No segundo tempo, o Athletico criou várias oportunidades. Nikão, Veiga, Rony, Marcelo… Todos tiveram a chance de ampliar. Mas o gol que fechou o placar saiu aos 43′. Marcinho recebeu pela direita e cruzou na área. Rony tocou de cabeça, o goleiro rebateu e Marcelo aproveitou o rebote: 3 a 0!

Athletico: Santos; Jonathan (Diego), José Ivaldo, Thiago Heleno e Renan Lodi; Wellington e Bruno Guimarães; Raphael Veiga, Nikão (Marcinho) e Marcelo; Pablo (Rony). Técnico: Tiago Nunes

Comentários