Clube

Há 70 anos, Furacão arrasava o Fluminense no Joaquim Américo

O ano de 2019 marca 70 anos de um dos momentos mais importantes da história do Athletico Paranaense. Os triunfos arrasadores conquistados pela equipe de 1949 se tornaram lenda e marcam até hoje a identidade rubro-negra. Afinal, foi esse time que deu ao Clube o apelido pelo qual é conhecido até hoje: Furacão!

Uma das vitórias mais marcantes do Furacão está completando 70 anos nesta quarta-feira. No dia 27 de março de 1949, o Athletico enfrentou o Fluminense, então “supercampeão” carioca. Mas o Rubro-Negro não tomou conhecimento do cartaz da equipe do Rio de Janeiro e aplicou uma de suas famosas goleadas: 5 a 2!

A fama do tricolor carioca atraiu uma multidão para o Estádio Joaquim Américo. E o domingo teve mesmo um cenário de Furacão: muita chuva e um vendaval de bolas na rede. Foi uma atuação primorosa da equipe liderada pelo goleiro Caju, o artilheiro Neno e o craque Jackson. O Rubro-Negro não deu qualquer chance ao adversário.

O esquadrão comandado pelo técnico Motorzinho abriu o placar aos 22’ do primeiro tempo. Neno marcou, após grande jogada de Rui e Jackson. A partida ainda era equilibrada e o Fluminense chegou ao empate dois minutos depois, com Silas. E o 1 a 1 se manteve até o final da primeira etapa.

Mas no segundo tempo, o Flu não resistiu ao ritmo devastador do Furacão. Aos 13′, Jackson tocou para Neno fazer 2 a 1. Aos 17’, Jackson marcou o terceiro. O quarto foi anotado por Rui, aos 26’. Para fechar, uma obra-prima de Jackson, que aos 28’ acertou um foguete de fora da área, na gaveta!

Ainda houve tempo para o Fluminense marcar mais um, com Silas, e para uma grande confusão, que terminou com Cireno e Jackson expulsos, além de Santo Cristo, do Flu. Mas a vitória avassaladora do Furacão estava assegurada. Era apenas o início de uma longa invencibilidade do Athletico diante do tricolor carioca, que durou 52 anos!

A torcida presente na antiga Baixada foi à loucura com o triunfo histórico sobre os cariocas. O amistoso era o ponto alto das comemorações do aniversário de 25 anos do Athletico e a festa, que já estava preparada para depois o jogo, fosse qual fosse o resultado, só terminou na manhã de segunda-feira.

Se ficaram dúvidas sobre a qualidade do adversário batido pelo Rubro-Negro, elas acabaram dois dias depois. Na terça-feira, 29 de março, o mesmo Fluminense enfrentou o Coritiba, na Vila Capanema. Resultado: 8 a 3 para o tricolor carioca.

Na história: Athletico Paranaense 5×2 Fluminense
Amistoso
Data: 27/03/1949
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Aristocilio Rocha

Athletico Paranaense: Caju (Laio); Nillo e Waldemiro; Waldir, Wilson e Sanguinetti; Rui, Villanueva, Neni, Jackson e Cireno.
Técnico: Ruy Castro dos Santos (Motorzinho)
Gols: Neno, aos 22’ do 1º tempo; Neno, aos 13’; Jackson, aos 17’; Rui, aos 26’; e Jackson, aos 28’ do 2º tempo
Cartões vermelhos: Cireno, aos 33’, e Jackson, aos 34’ do 2º tempo

Fluminense: Mariano; Píndaro e Helvio; Índio (Helio), Pé de Valsa e Ismael; Cento e Nove, Emílio (Rubinho), Silas, Santo Cristo e Rodrigues
Técnico: Ondino Vieira
Gols: Silas, aos 24’ do 1º tempo e aos 33’ do 2º tempo
Cartão vermelho: Santo Cristo, aos 34’ do 2º tempo

Comentários