Clube

Há 95 anos, camisa rubro-negra estreava com vitória no primeiro Athletiba

No dia 20 de abril de 1924, a camisa rubro-negra do Athletico Paranaense entrou em campo pela primeira vez. Naquele domingo de 95 anos atrás, o Furacão participou de sua primeira competição: o Torneio Início do Campeonato Estadual de 1924. O primeiro adversário foi o Coritiba e o Rubro-Negro saiu vencedor por 2 a 0.

Fundado 25 dias antes, o Athletico fez sua partida de estreia no dia 6 de abril: vitória em amistoso contra o Universal, por 4 a 2. Mas naquele dia, o novo clube entrou em campo com as camisas alvinegras do Internacional. O uniforme vermelho e preto, idealizado na fusão com o América, não havia ficado pronto a tempo.

O Torneio Início era um festival de abertura da temporada, disputado anualmente desde 1918, antes do início do Estadual. A competição toda acontecia no mesmo dia, com jogos eliminatórios de 20 minutos. Naquele ano, a disputa foi marcada para o campo da Água Verde, a antiga Baixada.

O Athletico estreou na segunda partida da tarde. O time que entrou em campo com a primeira camisa rubro-negra era formado por: Tapyr; Marrecão e Ferrário; Lourival, Franico e Mallelo; Smythe, Ary, Marreco, Motta e Alípio.

Logo de cara, o desafio foi o primeiro Athletiba de todos os tempos. E já em sua estreia, a mística da camisa rubro-negra se impôs. Jogando com muita raça, o Athletico derrotou o rival por 2 a 0. Ary e Motta marcaram os gols da vitória.

Depois, o Furacão passaria pelo Palestra Itália e faria a decisão com o Universal, mesmo adversário derrotado no amistoso de dias antes. Mas o Rubro-Negro parou numa tarde inspirada do goleiro Tércio e acabou superado por 1 a 0.

Herói daquela tarde, Tércio foi contratado pelo Athletico ao final da temporada. No ano seguinte, ele participaria da campanha do primeiro título, o Campeonato Paranaense de 1925.

Comentários