Clube

Inacreditável: Leia o texto de João Cruz Erbano Filho

Prezados Colegas Komphrades,

Poucas vezes somos surpreendidos no mundo do futebol. O que ocorre nos dias de hoje é a mídia nos trazendo análises futebolísticas através dos preconceitos que procuram eternizar, para esconder a verdade. Cada mídia, criando novos termos para os “velhos do futebol”, como “gigante”, “está em outro patamar”, etc. A verdade é que sabem apenas o resultado de agora há pouco. São verdadeiros míopes.

A CONMEBOL, Instituição que promove a CONMEBOL Sul-Americana e a CONMEBOL Libertadores, tem um Ranking que considera os resultados dos últimos dez anos. Basicamente, utiliza a pontuação do clube, obtida em cada ano, “penalizando” em 10% para cada ano distante. Explicamos:

⇒ Pontuação obtida em 2021 é multiplicada por 1;
⇒ Pontuação obtida em 2020 é multiplicada por 0,9 (menos 10%);
⇒ Pontuação obtida em 2019 é multiplicada por 0,8 (menos 20%);
⇒ Pontuação obtida em 2018 é multiplicada por 0,7 (menos 30%);
⇒ E assim sucessivamente
⇒ Pontuação obtida em 2012 é multiplicada por 0,1 (menos 90%);

O grande problema são os critérios de pontuação nas competições, os quais são excessivamente distorcidos, não refletindo o equilíbrio das competições.

O estudo que fizemos – chamamos de SPRY – diminui de forma drástica essas distorções. Apesar dos dois torneios da CONMEBOL ainda não terem findado, fizemos uma análise de seis clubes de futebol: Palmeiras, Flamengo, Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino e Atlético Mineiro. Todos finalistas das atuais competições onde participam os clubes brasileiros. O sexto clube que incluímos foi o Coritiba.

RANKING DO DECÊNIO (resultados dos últimos 10 anos, critério da CONMEBOL acima ilustrado). Os resultados abaixo computam a pontuação de 2º lugar nas decisões que serão realizadas (pontuação mínima).

I. Sociedade Esportiva Palmeiras => 2º Lugar
II. Club Athletico Paranaense => 6º Lugar
III. Clube Atlético Mineiro => 9º Lugar
IV. Clube de Regatas Flamengo =>18º Lugar
V. Red Bull Bragantino =>90º Lugar
VI. Coritiba Football Club =>121º Lugar
Obs: 1º lugar River Plate (Argentina)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adota um modelo de ranking diferente. Considera os resultados dos últimos cinco anos apenas. Expliquemos:
⇒ Pontuação obtida em 2021 é multiplicada por 5;
⇒ Pontuação obtida em 2020 é multiplicada por 4;
⇒ Pontuação obtida em 2019 é multiplicada por 3;
⇒ Pontuação obtida em 2018 é multiplicada por 2;
⇒ Pontuação obtida em 2017 é multiplicada por 1;

Com a CBF temos também o mesmo problema das pontuações dos campeonatos, já citadas acima. Como ficaria o ranking das competições da CONMEBOL, utilizando o critério de ranking da CBF?

RANKING DO QUINQUÊNIO (resultados dos últimos cinco anos, critério da CBF acima ilustrado). Os resultados abaixo computam a pontuação de 2º lugar nas decisões que serão realizadas (pontuação mínima).

I. Sociedade Esportiva Palmeiras => 1º Lugar
II. Club Athletico Paranaense => 3º Lugar
III. Clube de Regatas do Flamengo =>13º Lugar
IV. Clube Atlético Mineiro => 15º Lugar
V. Red Bull Bragantino =>61º Lugar
VI. Coritiba Foot Ball Club =>177º Lugar
Obs: 2º lugar River Plate (Argentina)

Parece inacreditável. Parece manipulação de números. É inacreditável para aqueles que se deixam levar pelas informações que divulgam, sem certificar-se da verdade.

Comentários