Time

Já classificado, Furacão Sub-20 perde para o Flamengo e agora se prepara para as quartas de final

Foto: Cahuê Miranda/athletico.com.br

A equipe sub-20 do Athletico Paranaense foi superada pelo Flamengo na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro Sub-20. O jogo, realizado na tarde desta terça-feira (12) no miniestádio do CAT Caju, terminou com vitória carioca por 4 a 1. Os dois times já estavam classificados à fase final da competição.

Rômulo abriu o placar para o Furacão, aos 12 minutos de jogo. Ryan Luka, aos 20 minutos, e Gabriel Barros, aos 24 minutos, colocaram os visitantes em vantagem ainda no primeiro tempo. Peralta, aos 4 minutos, e Igor Jesus, aos 15 minutos, ampliaram para o time adversário na etapa final.

O jogo
O Furacão fez um bom início de jogo e dava a impressão de que dominaria a partida. Chegou ao gol de abertura do placar depois de uma jogada de habilidade, só com toques pelo alto de Murillo Lima, Luan Patrick, John Mercado até a sequência terminar com um belo domínio no peito de Rômulo, que superou a marcação, invadiu a área e bateu no ângulo do goleiro flamenguista.


Rômulo comemora o gol athleticano na partida no CAT Caju

Os athleticanos estavam bem na partida até sofrerem o empate. Ocasião em que Kayke David se livrou da marcação na direita e cruzou para Ryan Luka completar na linha da pequena área. Um dos destaques do duelo, o mesmo Kayke David fez a jogada do segundo tento carioca anotado por Gabriel Barros.

A vantagem deu confiança ao Flamengo, que passou a controlar o jogo. E com tudo dando certo, o time do Rio de Janeiro chegou ao terceiro depois que Pedro Arthur fez a jogada pela direita e cruzou para a área, onde Peralta apareceu para completar para o gol. O quarto veio em outra bola alçada na área depois que Gabriel Barros cruzou fechado da direita e Igor Jesus foi quem empurrou para as redes.


Athletico de John Mercado agora tem pela frente as quartas de final do Brasileiro Sub-20

Como fica a próxima fase
Com o resultado, o Athletico Paranaense permaneceu com 33 pontos e terminou a primeira fase na quinta colocação do Brasileiro Sub-20. Flamengo (39 pontos), Palmeiras (38), Atlético Mineiro (37), São Paulo (34), Botafogo (33), Internacional (32) e Vasco (31) são as outras equipes classificadas para as quartas de final.

A partir de agora, são jogos eliminatórios até a decisão do título. O Rubro-Negro enfrenta o São Paulo em duas partidas. Primeiro jogo em Curitiba. O segundo duelo, em São Paulo. Quem vencer na soma dos placares avança. Em caso de empate, disputa de pênaltis após os 90 minutos do jogo de volta.

As datas das quartas de final estão previstas inicialmente para os dois próximos domingos (17 e 24 de outubro) conforme consta no Calendários de Competições de Base da CBF. Mas nem as datas, nem horários e locais ainda foram homologados pela entidade.


A missão de Vinícius Kahue e do restante do elenco agora é contra o São Paulo por uma vaga na semifinal

Os confrontos das quartas e chaveamento para a semifinal
Quartas de final
Grupo B
Vasco x Flamengo
Flamengo x Vasco

Grupo C
Athletico Paranaense x São Paulo
São Paulo x Athletico Paranaense

Grupo D
Internacional x Palmeiras
Palmeiras x Internacional

Grupo F
Botafogo x Palmeiras
Palmeias x Botafogo

Semifinal
Vencedor do Grupo B x Vencedor do Grupo C
Vencedor do Grupo D x Vencedor do Grupo E


Rubro-Negro de Luan Patrick aguarda a definição das datas, horários e locais das partidas

Sobre o Campeonato Brasileiro Sub-20
O Campeonato Brasileiro Sub-20 foi disputado pela primeira vez em 2006, quando era ainda organizado pela Federação Gaúcha de Futebol e disputado no Rio Grande do Sul. Formato que durou até 2014.

A CBF passou a organizar a competição a partir de 2015. Desde então, o modelo de disputa assumiu o formato atual. Finalista em 2020, o Athletico Paranaense foi também quarto colocado em 2014 e 2017.

Para a edição de 2021, participam os 20 clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF de 2021. O torneio conta com jogadores nascidos a partir de 2001.

Após 19 rodadas da fase de classificação, as oito melhores equipes avançam agora para as quartas de final. Daí até a final do campeonato, jogos eliminatórios em ida e volta. Mando de campo da equipe com melhor campanha em toda a competição.

Em caso de empate na soma do placar agregado após os dois duelos das quartas de final, semifinal ou final, vence aquele que for melhor na disputa por pênaltis após o jogo de volta.

A decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2021 está prevista para 21 de novembro. Quem for campeão garante vaga na Super Copa do Brasil Sub-20, que em 15 de dezembro vai apontar qual será o clube brasileiro classificado para a CONMEBOL Libertadores Sub-20 de 2022.


Furacão de Renan busca o primeiro título do Brasileiro Sub-20

Ficha técnica:
12 de outubro de 2021, terça-feira
ATHLETICO PARANAENSE 1×4 FLAMENGO
Campeonato Brasileiro Sub-20: 19ª rodada
Horário: 15h15
Local: CAT Caju, em Curitiba (PR)

Árbitro: Elvio Kertelt Legnani (PR)
Assistente 01: Wagner Junior Bonfim Ledo (PR)
Assistente 02: Zacarias Chumlhak (PR)
Quarto árbitro: Luiz Alexandre Fernandes (PR)
Analista de campo: Antonio Marcos Camargo de Andrade (PR)

Athletico Paranaense
Léo Link; Murilo Lima (Ataíde, aos 11min do 2ºT), João Vialle, David Kochem (João Pedro Reginaldo, aos 18min do 2ºT) e Vinícius Kaue (Iago, aos 11min do 2ºT); Luan Patrick, Dudu (Jhonny Lira, aos 11min do 2ºT) e Pierre (Gustavo Braga, aos 28min do 2ºT); Danielzinho, John Mercado (Vitor do Carmo, aos 18min do 2ºT) e Rômulo.
Cartões amarelos: Luan Patrick [17min 1ºT], David Cochem [42min 1ºT] e João Pedro Reginaldo [28min 2ºT].
Gol: Rômulo, aos 14min do 1ºT (1×0).

Flamengo
Bruno; Luan (Wesley Lima, aos 27min do 2ºT), Kayque (Vinícius Bueno, aos 27min do 2ºT), Otávio e Ítalo; Igor Jesus, Peralta (Lucas André, aos 27min do 2ºT) e Kayke David (Pedrinho, aos 31min do 2ºT); Pedro Arthur (João Roberto, aos 36min do 2ºT), Gabriel Barros e Ryan Luka (Werton, aos 27min do 2ºT).
Técnico: Fábio Henrique Matias.
Cartões amarelo: Ytalo [23min 2ºT] e Lucas André [43min 2ºT].
Gols: Ryan Lyra, aos 20min do 1ºT (1×1); Gabriel Barros, aos 24min do 1ºT (1×2); Peralta, aos 4min do 2ºT (1×3); Igor Jesus, aos 15min do 2ºT (1×4).

Fotos: Cahuê Miranda/athletico.com.br

Comentários