Clube

Laudo da UFPR aponta vida útil de 100 anos para o Estádio Joaquim Américo

Créditos: Cahuê Miranda/Site Oficial

O Athletico Paranaense recebeu, na última segunda-feira (22), um laudo encomendado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) que aponta uma vida útil de 100 anos para o Estádio Joaquim Américo. O documento é assinado pelo engenheiro Mauro Lacerda Santos Filho, professor titular do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).

O documento foi entregue pelo professor Santos Filho ao presidente do Conselho Administrativo, Luiz Sallim Emed. O tempo de vida útil da edificação é aplicado nos cálculos de depreciação imobiliária, que são utilizados na composição do patrimônio declarado nos balanços financeiros do Clube.

Segundo o professor Santos Filho, o laudo foi feito com base em informações levantadas em auditorias realizadas pela UFPR. “A universidade já tem uma relação com este estádio há algum tempo. Nós fomos responsáveis por duas auditorias, nos processos de construção e de precificação das obras. Por isso, temos um conhecimento amplo do projeto e da sua execução e estabelecer as condições de conservação necessárias para a durabilidade dessa obra”, afirmou.

Além de acompanhar todo o processo de construção do estádio, no período preparatório para a Copa do Mundo FIFA de 2014, a UFPR foi responsável por uma auditoria que apontou o custo final da obra.

O responsável pelo laudo de vida útil do Joaquim Américo explica que a vida útil do estádio segue o padrão estabelecido para edificações de caráter público de alta qualidade. O cálculo leva em conta os materiais utilizados, as características da edificação e a necessidade de manutenção.

“Ao longo desse período todo, deve haver processos de manutenção e de conservação para garantir essa vida útil sem grandes intervenções. Sempre existe a possibilidade de estender essa vida útil, com intervenções adequadas, monitoramento e verificação da operação. Neste caso, chegar aos 100 anos é absolutamente normal”, explicou Santos Filho.

Comentários