Clube

#NesteDia: Despedida da antiga Baixada completa 24 anos

Créditos: Sérgio Sade

O dia 30 de janeiro de 1997 é pouco lembrado pela torcida rubro-negra. Mas a data é um marco na história do Athletico. Na tarde daquela quinta-feira, o Furacão venceu o Batel por 3 a 0 e se despediu definitivamente do antigo Estádio Joaquim Américo.

Foi a última partida no campo ladeado pelas arquibancadas de tijolos construídas nos anos 1930, ampliadas em 1967 e 1980, reformadas em 1994. Tudo iria abaixo dias depois.

Mas a demolição teve um motivo bem diferente do fim melancólico a qual a velha Baixada parecia destinada anos antes. O campo dos sonhos dos athleticanos não viraria um supermercado ou shopping. Mas renasceria completamente transformado. 

Aquele jogo da primeira fase do Campeonato Paranaense de 1997 foi assistido por 5.009 pagantes. As arquibancadas tubulares que haviam testemunhado a grande campanha no Brasileirão do ano anterior já tinham sido desmontadas.

Em campo, o Furacão passou sem muita dificuldade pelo bravo time de Guarapuava. Paulo Rink fez dois gols no primeiro tempo. Na etapa final, o cruzamento perfeito de Alberto encontrou Marcelinho na área. O jovem meia dominou e bateu forte com a perna esquerda.

Era o último gol no campo sagrado onde nasceu o Furacão e jogaram ídolos imortais. A última festa nas antigas arquibancadas que abrigaram o sofrimento, a devoção e as alegrias eternas de gerações rubro-negras por mais de 70 anos.

Dois anos e meio depois, um gol de outra revelação athleticana – Lucas, contra o Cerro Porteño – daria um novo início à lenda do Caldeirão. O estádio mais tradicional do estado passava a ser a mais moderna Arena. E seguiria sendo, para sempre, a nossa casa.

Ficha técnica: Athletico Paranaense 3 x 0 Batel
Campeonato Paranaense 1997 – Primeira fase – 2ª rodada 
Data: 30/01/1997
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba (PR)
Público pagante: 5.009
Renda: R$ 39.105,00
Árbitro: Francisco Carlos Vieira

Athletico Paranaense: Ricardo Pinto; Alberto, Reginaldo, Leonardo e Tanielton; Alex, Nowak, Luis Carlos (Marcelinho) e Piekarski (Bolé); Oséas e Paulo Rink
Técnico: Jair Pereira
Gols: Paulo Rink, aos 12′ e aos 45′ do primeiro tempo; Marcelinho, aos 27’ do segundo tempo
Cartão Vermelho: Leonardo

Comentários