Time

No Japão, Furacão busca título raro ao futebol brasileiro

Créditos: Miguel Locatelli/Site Oficial

Na próxima quarta-feira (7), o Athletico tenta escrever mais um capítulo de sucesso em sua história. Logo cedo, às 7h da manhã [horário de Brasília], em Hiratsuka [Japão], o Furacão entra em campo em busca do título da Levain Cup. O adversário será o Shonan Bellmare.

A competição, chamada anteriormente de Copa Suruga Bank, foi criada em 2008, em uma parceria entre a Confederação Sul-Americana de Futebol [Conmebol] e a Associação de Futebol do Japão [JFA]. O torneio coloca frente a frente os campeões da Conmebol Sul-Americana e da Copa J. League do ano anterior.

Em onze edições, apenas um brasileiro conquistou o título. Em 2009, o Internacional derrotou o Oita Trinita e ergueu o troféu. Outras duas equipes brasileiras foram derrotadas na final. Em 2013, o São Paulo perdeu para o Kashima Antlers e, em 2017, a Chapecoense foi superada pelo Urawa Red Diamonds.

O Kashima Antlers [Japão], com dois títulos, é o maior vencedor do torneio. River Plate [Argentina], Independiente [Argentina], Arsenal de Sarandí [Argentina], Internacional, FC Tokyo [Japão], Júbilo Iwata [Japão], Kashima Reysol [Japão], Urawa Reds Diamonds [Japão] e Santa Fe [Colômbia] são os outros clubes que já ficaram com o troféu da competição.

“É mais um torneio importante. Tanto que para disputar essa competição você precisa ser campeão primeiro. No nosso caso, da Sul-Americana”, destacou o volante Wellington. “Acredito que será um jogo bem competitivo, porque o futebol japonês evoluiu demais. Mas temos grandes chances de retornar ao Brasil com o título”, completou.

Capitão rubro-negro nas últimas partidas, Wellington retornará ao Japão após seis anos. O volante foi titular do São Paulo na Copa Suruga de 2013, quando o time brasileiro perdeu por 3 a 2 para o Kashima Antlers.

“É uma competição muito bem organizada, com uma estrutura muito boa. Estive em 2013 com o São Paulo e foi uma experiência que carrego até hoje. Espero agora poder conquistar o título, que não consegui da primeira vez”, afirmou.

Wellington esteve na conquista athleticana da Conmebol Sul-Americana e espera colocar mais um troféu internacional na história do Clube.

“É importantíssimo conquistarmos mais um título como esse”, disse. “Vamos enfrentar um estilo diferente do nosso. Eles têm jogadores de velocidade, com um jogo muito rápido. Então, temos que entrar ligados para não sermos surpreendidos e alcançarmos nosso objetivo”, finalizou o volante.

Veja, abaixo, os duelos da competição desde a primeira edição:

2008 – Arsenal de Sarandí 1×0 Gamba Osaka
2009 – Internacional 2×1 Oita Trinita
2010 – FC Tokyo 2 (4) x ( 3) 2 LDU
2011 – Júbilo Iwata 2 (4) x (2) 2 Independiente
2012 – Kashima Antlers 2 (7) x (6) 2 Universidad de Chile
2013 – Kashima Antlers 3×2 São Paulo
2014 – Kashiwa Reysol 2×1 Lanús
2015 – River Plate 3×0 Gamba Osaka
2016 – Santa Fe 1×0 Kashima Antlers
2017 – Urawa Red Diamonds 1×0 Chapecoense
2018 – Independiente 1×0 Cereso Osaka
2019 – Athletico Paranaense x Shonan Bellmare

Comentários