Clube

Nota de falecimento: Nego Miranda

O Club Athletico Paranaense lamenta profundamente o falecimento de seu ilustre torcedor Carlos Alberto Xavier de Miranda, o fotógrafo Nego Miranda. Nasceu em Curitiba, em 1945, e transmitiu sua paixão pelo Athletico para os filhos e netos.

Nego Miranda era conhecido pelo seu trabalho com fotografia publicitária, documental e trabalhos de expressão pessoal: ensaios sobre o nu, trabalhadores, o cultivo da erva-mate, a arquitetura tradicional de madeira do Paraná, o tabaco em Cuba, os Campos Gerais, os armarinhos curitibanos, paisagens diversas por onde passou, e a “Curitiba de Dalton Trevisan”. Assim como o litoral paranaense, em especial Morretes, onde residiu desde 2009. Muitos desses ensaios viraram livros.

Foi premiado no Prêmio Fundação Conrado Wessel/São Paulo em 2011; no Prêmio Porto Seguro/São Paulo, em 2010; no 2º Salão Internacional de Fotografia em Havana, 1994; no 2º Concurso Ilford/Micro de Fotografia P&B; na Bienal de Fotografia Ecológica de Porto Alegre em 1982, entre outros.

Além de livros autorais, atuou também na área editorial com a reprodução de obras de arte. Em 2018, foi homenageado na Câmara Municipal de Curitiba pelos seus 40 anos de atuação profissional, nas áreas da fotografia publicitária, fotojornalismo e fotografia autoral.

O velório de Nego Miranda acontece das 13h às 17 horas desta segunda-feira, na capela 4 do Cemitério Jardim da Saudade de Pinhais. Após o velório, acontecerá a cerimônia de cremação.

O Athletico presta condolência aos familiares e amigos de Nego Miranda, neste momento de pesar.

Comentários