Time

Números, artilheiro, primeiro jogo… Cinco curiosidades sobre Athletico x Sport

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico tem mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro neste domingo (5). O Furacão enfrenta o Sport às 18h15, pela 19ª rodada, no Caldeirão.

Em busca de uma importante vitória, o Rubro-Negro vai encarar o time pernambucano pela 40ª vez na história.

Um retrospecto que começou em 1979 e tem duelos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e até uma final da Série B do Brasileiro.

Separamos cinco curiosidades para você entrar no clima da partida!

1) O primeiro duelo

O primeiro duelo entre Athletico e Sport aconteceu no dia 18 de outubro de 1979, pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no Recife, no Estádio José do Rego Maciel, o Arruda, e contou com um grande público.

O presidente militar da ocasião, o general João Baptista Figueiredo, visitava a capital pernambucana. E os políticos locais prepararam um grande alvoroço para recebê-lo: jogo com os portões abertos e ponto facultativo decretado pela prefeitura.

Para o Athletico, a partida marcava a estreia do técnico Hélio Alves, que substituía Lori Sandri. Era a sexta rodada da primeira fase e pontuar era fundamental para o Furacão seguir na briga pela classificação.

Com todo o circo montado para receber o general, o jogo começou com uma hora de atraso, às 18h. Boa parte do estádio apoiava o Furacão. Eram torcedores do Santa Cruz e do Náutico, que aproveitavam os portões abertos para secar o rival.

O Athletico entrou em campo com: Roberto Costa; Lotti, Lazinho, Araújo e Flávio; Didi, Rotta e Nivaldo; Paulinho, João Carlos e Peri.

O Sport saiu na frente já na etapa final, com um gol de Roberto. O Athletico empatou com Rotta, de cabeça. O Sport fez o segundo com a ajuda da lei do ex: Didi Duarte, de pênalti. E o novo empate veio também em uma penalidade máxima, batida por Rotta: 2 a 2!

2) Equilíbrio nos números

O jogo deste domingo (5) será o de número 40 na história do confronto. Até agora, são 12 vitórias do Athletico, 14 empates e 13 vitórias do time pernambucano. O Furacão marcou 45 gols e sofreu 40.

Além do Brasileirão, Athletico e Sport se enfrentaram duas vezes na Copa do Brasil. Em 1997, o Furacão levou a melhor: 3 a 0 no Caldeirão e 1 a 1 na Ilha do Retiro. Em 2003, quem avançou foi o Sport, com duas vitórias: 3 a 2 em Curitiba e 1 a 0 no Recife.

Os times também fizeram a final da Série B do Brasileiro em 1990. O Sport ficou com o título após dois empates: 1 a 1 no Pinheirão e 0 a 0 em Pernambuco.

3) A maior goleada

A antiga Baixada foi o palco da maior goleada da história do confronto entre Athletico e Sport. Em meio à grande campanha no Campeonato Brasileiro de 1996, no dia 27 de outubro, o Furacão atropelou o time pernambucano com um histórico triunfo por 6 a 2!

Comandado pelo técnico Evaristo de Macedo, o time athleticano entrou em campo com: Ricardo Pinto; Alberto, Reginaldo, Jorge Luís e Tanielton; Alex, Nowak, Piekarski e Jean Carlo; Oséas e Paulo Rink. Mais de 20.152 pessoas lotavam as arquibancadas.

E a festa athleticana começou logo no primeiro minuto da partida. Jorge Luiz bateu falta e colocou na área. Paulo Rink entrou de carrinho e mandou para a rede! Ainda no primeiro tempo, Paulo Rink marcou mais um e Nowak anotou o terceiro.

No começo da etapa final, Luís Müller descontou para o Sport. Jorginho fez o quarto do Furacão e cruzou a bola que Ildo, contra, mandou para a rede. O time do Recife chegou a seu segundo gol na cabeçada de João Paulo.

O gol mais bonito foi o que encerrou a contagem, com a participação da infernal dupla de ataque do Furacão. Paulo Rink puxou o ataque pela esquerda, ganhou na raça da marcação e tocou para Oséas. Na área, o camisa 9 dominou, driblou um zagueiro e bateu colocado, no cantinho, longe do alcance do goleiro.

Uma tarde mágica no Caldeirão!

4) O artilheiro

O atacante Paulo Rink foi quem mais balançou as redes nos jogos entre Athletico e Sport. O artilheiro rubro-negro marcou três gols contra a equipe pernambucana. Além dos dois na goleada de 6 a 2, em 1996, ele também marcou no empate em 1 a 1, no jogo de volta pelo confronto da Copa do Brasil de 1997.

5) Último duelo

A última partida entre Athletico e Sport foi válida pela rodada final do Campeonato Brasileiro 2020. No dia 25 de fevereiro de 2021, o Furacão derrotou o Leão pernambucano por 2 a 0.

O primeiro gol saiu logo aos 6′ do primeiro tempo. Após uma bela troca de passes, Christian lançou para Renato Kayzer na área. O atacante tocou para o meio e Nikão, livre, mandou para as redes.

O segundo veio já no final da partida, aos 40′ da segunda etapa. Khellven recebeu a bola na direita, ajeitou para a perna esquerda e cruzou na área. Léo Cittadini apareceu nas costas da marcação e desviou de cabeça, encobrindo o goleiro.

Fotos: Acervo histórico/Athletico Paranaense

Comentários