Time

Números, gols, curiosidades… Tudo sobre Fernandinho com a camisa rubro-negra!

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Uma das maiores revelações da história rubro-negra está de volta ao Furacão! Após 17 temporadas no futebol europeu, Fernandinho vai prosseguir sua trajetória com a camisa athleticana. É o retorno de um dos atletas mais promissores que já passaram pelo CAT Caju.

Quando Fernandinho deixou o Athletico rumo à Ucrânia, para defender o Shakhtar Donetsk, tinha apenas 20 anos recém-completados. Mas já havia deixado seu nome na história do clube, como um dos protagonistas de jornadas que jamais sairão da memória do torcedor.

Desde então, o craque construiu uma carreira brilhante na Europa. O Rubro-Negro seguiu seu caminho de crescimento e conquistas. Uma nova geração de athleticanos surgiu nas arquibancadas do Caldeirão…

Então, nada melhor do que relembrar os números, gols, curiosidades e grandes atuações que colocaram o nome de Fernandinho na galeria dos grandes ídolos do Furacão!

Campeão na Formação

Fernandinho chegou ao CAT Caju em 2002. O início de sua caminhada havia sido no PSTC, em Londrina, onde desde cedo aflorou uma de suas principais características: a versatilidade.

Logo, também passou a ser presença constante na Seleção Brasileira. E com a amarelinha, a primeira grande conquista veio em 2003, quando já era profissional do Furacão.

No Mundial Sub-20, em Abu Dhabi, fez parte do grupo que tinha nomes como Daniel Alves, Adriano, Nilmar, Daniel Carvalho… E a consagração veio na grande final, contra a Espanha de Iniesta. Aos 42′ do segundo tempo, Fernandinho marcou de cabeça o gol que deu ao Brasil a vitória por 1 a 0 e o título de campeão do mundo! 

Explosão no profissional

Fernandinho passou a integrar os profissionais do Athletico em 2003, quando foi chamado pelo técnico Vadão para fazer parte do elenco que disputaria o Campeonato Brasileiro. A estreia foi no dia 6 de abril, contra o Paraná Clube.

Mas foi 21 dias depois, em 27 de abril, que ele se revelou para a torcida como uma grande joia rubro-negra.

Contra o Criciúma, na Arena, Fernandinho encerrou em grande estilo uma fantástica virada. O Athletico saiu atrás, viu o adversário abrir 2 a 0, mas já vencia por 4 a 2 quando, aos 42′ da etapa final, ele entrou em campo com a camisa número 17.

Três minutos depois, Fernandinho recebeu na entrada da área, deixou o marcador perdido com um drible desconcertante, passou como quis pelo goleiro e finalizou com um chute cruzado, que passou entre as pernas de um zagueiro antes de entrar junto à trave.

Um golaço como apresentação de um novo craque para o futebol brasileiro!

As grandes campanhas

Um título conquistado contra o rival e dois vice-campeonatos memoráveis. Em suas três temporadas no time principal do Athletico, Fernandinho foi peça chave de grandes esquadrões, que marcaram época no Joaquim Américo.

Em 2004, foi um dos esteios do time que ficou muito próximo de mais um título nacional. Foi titular em 41 dos 46 jogos do Furacão, atuando tanto no meio de campo quanto na lateral direita. Foram nove gols marcados, além de inúmeras assistências, desarmes, passes decisivos, cruzamentos fatais e atuações épicas.

Fernandinho seria campeão pelo Athletico no ano seguinte. Ele atuou em sete partidas do Campeonato Paranaense e marcou três gols. Foi titular na final, contra o Coritiba, que terminou com a conquista rubro-negra nos pênaltis.

E mesmo ficando de fora de alguns jogos devido a uma lesão, também foi figura fundamental na campanha que levou o Furacão à final da CONMEBOL Libertadores 2005. Atuou em nove jogos e marcou um gol. Foi o segundo da vitória de 3 a 0 sobre o Chivas Guadalajara, na semifinal, em cobrança de falta. O seu último com a camisa rubro-negra. 

Múltiplas posições

Em suas três temporadas pelo Athletico, a versatilidade foi uma marca de Fernandinho. Foram 105 partidas com a camisa rubro-negra, atuando em três setores da equipe. Foi lateral-direito em esquemas com dois zagueiros, ala-direito no sistema 3-5-2, volante, meia ofensivo e também atacante.

Atuando em tantas posições, também usou diversos números na camisa. A estreia foi com a 18. Depois, vestiu 17, 15, 7, 8, 2, 11 e 10. Curiosamente, um dos únicos números que não usou foi o escolhido em seu retorno. Agora, Fernandinho será o camisa 5 do Furacão.

Comentários