Time

“Para voltar, não tinha ônibus”: Denner conta sobre o início da carreira

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br - Arquivo

Um catarinense radicado no Rio Grande do Sul e que agora batalha diariamente na capital do Paraná. A vida de Denner Fernando Melz no mundo da bola é marcada por passagens em grandes equipes do Sul do Brasil. Com início no Juventude, ele foi contratado pelo Furacão em 2019 e defendeu a Chapecoense na última temporada, por empréstimo.

Denner nasceu em Itapiranga, no Oeste de Santa Catarina. Quando tinha apenas um ano de vida, os pais mudaram para a cidade gaúcha de Vale Real, buscando oportunidades de emprego.

“Eu cresci em Vale Real, no Rio Grande do Sul. Comecei a jogar bola com quatro anos na escolinha do Vale Real. Meu treinador era o Edson, que foi até jogador do Juventude”, contou Denner.

Essa foi a primeira ligação com o time de Caxias do Sul (RS), distante 35 quilômetros da cidade onde vivia.

A principal viria três anos depois. “Quando eu tinha sete anos, nós fizemos um amistoso contra o Juventude. Acabei me destacando e me convidaram para fazer uma avaliação. Passei a treinar três vezes por semana”, disse. 

Apesar de Caxias do Sul não ser tão distante de Vale Real, não foi fácil para o garoto de apenas sete anos conviver com a rotina de treinos. Para isso, contou com o apoio e sacrifício de seu maior incentivador: Dionísio Melz, o pai.

“Tenho que agradecer ao meu pai. Eu ia de ônibus para Caxias, a prefeitura de Vale Real me ajudava. Mas, para voltar, não tinha ônibus. Foi então que meu pai largou o emprego na Marcopolo [multinacional fabricante de carrocerias de ônibus], comprou uma kombi e começou a vender bolacha e suco em Caxias do Sul. Ele fez esse sacrifício por mim. E como era em Caxias, acabava o treino e ele estava lá me esperando”, relembrou o jogador.

Viver definitivamente na cidade onde jogava só foi ocorrer quando ele tinha 11 anos, mas não nas circunstâncias em que ele gostaria. “Em 2011, infelizmente, meus pais se separaram e eu fui viver com meu pai em Caxias do Sul. Morávamos em um apartamento pequeno, que era o que ele conseguia pagar. Eu ainda não recebia”, afirmou.

Dificuldades que o fortaleceram e fizeram parte dos 12 anos defendendo as cores do Juventude. Ele fez toda a formação no clube gaúcho, até a estreia nos profissionais.

“Foi algo especial começar no Juventude com 7 anos e sair de lá só com 18. Fiquei 12 anos no clube e saí bem”, destacou.

A vinda para Curitiba aconteceu no final de 2019, quando ele se preparou para a disputa do Estadual de 2020. Ele disputou seis partidas pela competição.

Com a pandemia, o time principal foi ao gramado para as etapas eliminatórias da competição. Denner, então, foi emprestado para a Chapecoense, onde disputou a Série B. Acabou conquistando o título.

“Quando fui emprestado para a Chapecoense, fui de cabeça erguida. O Athletico me deixou ciente do projeto que tinha para mim. Fiz meu papel, consegui me destacar. Volto muito motivado e espero poder me firmar aqui”, ressaltou.

“O clube tem uma visão muito boa. Aposta nos jovens, aposta na formação. Indo bem nos Aspirantes, tenho certeza que podemos chegar ao grupo principal”, finalizou Denner.

Ficha técnica: Denner
Nome: Denner Fernando Melz
Data de nascimento: 30/12/1999 [21 anos]
Cidade: Itapiranga (SC)
Pelo Furacão: 7 jogos [4 vitórias e 3 derrotas]
Títulos: Campeonato Paranaense 2020, Campeonato Catarinense 2020 e Campeonato Brasileiro Série B 2020

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br 

Comentários