Time

Piá do Caju desde os 14 anos, Leo Ataíde vive expectativa pela estreia

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

O Campeonato Paranaense 2022 será mais um capítulo de um sonho em vermelho e preto, vivido pelo jogador mais jovem do elenco de Aspirantes do Furacão. Para o lateral Leo Ataíde, que completa 18 anos nesta quarta-feira (19), o Estadual ficará marcado como a primeira competição como atleta profissional.

A história de Leo Ataíde como piá do Caju começou a ser escrita em 2018. Aos 14 anos, ele se mudou para sua nova casa: o CAT Alfredo Gottardi. Foi o início de uma trajetória que passou por todas as categorias da Formação rubro-negra e chega agora a um ponto crucial.

A preparação para o Paranaense segue a todo o vapor no CAT. Leo Ataíde participou do jogo-treino contra o Operário, no último domingo (16), e praticamente não teve tempo para comemorar seu aniversário.

“É meu quinto aniversário aqui no clube. Estou muito feliz por estar a cada ano vestindo a camisa do Furacão e comemorando com meus parceiros de clube. Teve treino cedo, academia à tarde. Estou mais trabalhando do que comemorando. É isso que me faz chegar onde eu quero. Abro mão de muita coisa para me dedicar à minha carreira”, ressalta.

Afinal, o primeiro jogo do Furacão está marcado para o próximo domingo (23), contra o Paraná Clube, no Joaquim Américo. E pode ser também a estreia de Leo Ataíde diante da torcida rubro-negra, agora entre os profissionais, no gramado do Caldeirão.

O início

Mesmo nascido no interior de São Paulo, Leo Ataíde pode se considerar um paranaense. Afinal, o Rio Paraná passa praticamente no quintal da casa de sua família.

“Sou nascido em Piracicaba, mas desde que nasci passei a morar em Presidente Epitácio, uma terra perfeita. Quando meu pai saía para pescar, eu ia junto com ele e meu irmão. Também era nosso local de lazer, onde a gente nadava lá na prainha do Parque O Figueiral. É um ponto turístico que eu recomendo a todos”, diz.

Logo, o Athletico passou a fazer parte da vida do promissor atleta, que sempre teve o futebol como um objetivo de vida.

“Aos 12 anos fiz um teste, e passei a ser monitorado. Abri mão de ficar junto com a minha mãe, com minha família, para ir em busca do meu sonho. Assim que completei 14, já vim morar no CAT”, relembra.

Ser o mais novo do grupo nunca foi novidade. Em sua passagem pelas Categorias de Formação, muitas vezes Leo Ataíde integrou os elencos acima de sua faixa etária. Com idade para atuar no Sub-15, já era relacionado para partidas do Sub-17. Ainda aos 15 anos, foi chamado para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

E logo apareceram também as oportunidades de defender a Seleção Brasileira. Leo Ataíde já defendeu a amarelinha nas categorias Sub-15 e Sub-17.

Em pouco tempo, muita história para contar. Mas nada tão marcante quanto o que está por vir nos próximos dias.

“Agora, quem sabe eu possa fazer minha estreia como profissional. Será muito emocionante para mim, para minha família e todo mundo que fez parte desse momento, que ficará marcado para sempre na minha vida”, afirma.

Pronto para a estreia

Desde a apresentação do elenco de Aspirantes para a temporada 2022, Leo Ataíde vem pegando forte nos treinos. Dedicação absoluta para estar 100% preparado e à disposição do técnico James Freitas.

“Vem sendo uma preparação bastante forte, com treinamentos duros. A cada treino, eu venho procurando evoluir e aprender, por ser o mais novo do grupo. Estou aprendendo bastante coisa, tentando receber o máximo possível”, conta.

O jovem lateral-direito encara a disputa do Estadual como uma etapa decisiva de sua carreira. E promete fazer de tudo para agarrar a chance da melhor maneira possível.

“Estou feliz por estar no grupo, pela oportunidade que o clube está me dando. Esse campeonato representa muita coisa para mim. Será uma experiência incrível. Espero corresponder à altura”, diz.

Em Presidente Epitácio, todos estão na expectativa para ver Ataíde em campo.

“Minha família já está acompanhando. Meu pai, Nelson. Minha mãe, Marta. Meu irmão, David. Minha irmã, Thaís Caroline. Minha sobrinha, Rafaela. E minha namorada, Brenda. Eles já assinaram o Furacão Live para estar de olho na minha estreia”, diz.

Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Comentários