Time

Primeiras palavras

Créditos: José Tramontin/athletico.com.br

Alberto Valentim está de volta ao Athletico Paranaense. Foram sete anos longe do clube, mas nem parece. E como na história peculiar da parábola do bom filho que a casa torna, o agora novo treinador athleticano foi recebido com grande carinho por todos no Rubro-Negro. Amigos que construiu em muitos anos de dedicação ao clube. E agora os novos amigos também.

Educado e atencioso, Alberto Valentim deu atenção a todos. Relembrou histórias. Contou algumas novas da carreira, que seguiu prosperando. Confiante e determinado, o treinador busca agora realizar os muitos sonhos e planos novamente no Furacão. E claro, conversou com a gente sobre isso. 

A entrevista em vídeo você assiste no Furacão Live! CLIQUE AQUI!

“Sinto que estou voltando realmente para a minha casa”, define Alberto Valentim, após as primeiras horas no retorno ao CAT Caju. “Todo mundo sabe do meu carinho pelo clube, pela torcida. O meu filho mesmo é um torcedor apaixonado pelo Furacão até hoje. Quando surgiu a possibilidade do meu retorno, meus familiares e amigos ficaram muito felizes também”, afirma.

Alberto Valentim já completa uma década ligado ao trabalho de comissão técnica em equipes de alto rendimento no futebol. No Furacão, a história começou em 2012. Foi auxiliar técnico de Ricardo Drubscky na arrancada athleticana rumo ao acesso à Série A. Depois, foi peça importante na vitoriosa campanha que levou o Furacão à decisão da Copa do Brasil de 2013 e ao terceiro lugar do Brasileirão daquele ano.

Saiu do Athletico Paranaense em 2014. Mas as vitórias o seguiram nos passos seguintes da carreira. Campeão com Vasco da Gama, Botafogo e Cuiabá. Vaga novamente à CONMEBOL Libertadores com o Palmeiras, em 2017. Com os paulistas, por exemplo, o aproveitamento passa dos 60% dos pontos conquistados.

“Volto mais experiente. Volto mais pronto para ser realmente treinador do Athletico”, destaca Alberto. “Hoje tenho uma experiência maior, com um amor por essa profissão ainda maior. E chego para ajudar. O Athletico vive um bom momento. Um momento de final de Sul-Americana, de semifinal de Copa do Brasil e de um Campeonato Brasileiro em que estamos lutando para uma classificação melhor. Chego para dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito aqui no clube”, aponta.

O torcedor se lembra muito bem das arrancadas, das assistências e dos gols de Alberto em campo com a camisa rubro-negra nos anos 90 e 2000. Certamente guarda na memória a luta e dedicação do time athleticano naquela Série B de 2012 para buscar o acesso. Não se esquece também daquele empolgante time de 2013, que recolocou o Furacão no cenário nacional.

E do Alberto Valentim de 2021 em diante, o que o torcedor pode esperar?

“O torcedor pode esperar de mim um cara que vem trabalhar 24 horas por dia”, avisa Alberto. “Sou muito intenso. Eu me cobro muito. Vivo o clube em que trabalho e a minha profissão de uma forma muito forte. E em se tratando de Athletico, não tem como ser diferente. Venho como um guerreiro, como um cara que vem para ajudar e somar. Venho para fazer parte desse elenco, desse clube que eu gosto muito”, completa. 

De volta a casa e ao trabalho

Alberto Valentim já foi apresentado ao elenco na manhã deste sábado (2) e já participa do treino da equipe principal do Furacão agora pela manhã, no CAT Caju.

O treinador também viaja com a delegação rubro-negra para o Rio de Janeiro. Neste domingo (3), o compromisso do Athletico Paranaense é contra o Flamengo. A partida, válida pela 23ª rodada do Brasileiro 2021, começa às 16h, no Estádio Maracanã. 

Fotos: José Tramontin/athletico.com.br 

Comentários