Clube

Rua Joaquim Américo Guimarães

Estádio Joaquim Américo Guimarães. O nome oficial da casa do Athletico, em homenagem a uma das grandes figuras da história do Rubro-Negro, não é novidade para os torcedores rubro-negros.

Mas você conhece a Rua Joaquim Américo Guimarães?

A rua com o mesmo nome do estádio do Furacão está lá, discreta, em meio ao bairro Jardim Social, em Curitiba.

A via tem pouco mais de 500 metros. Começa na Rua Fagundes Varela, passa pelas ruas Major Claro Américo Guimarães, Aristides Athayde e Cel José Ribeiro de Macedo Júnior, e termina na Rua Cel. Romão Rodrigues de Oliveira Branco.

Ao longo do trajeto, casas e casas. Típicas do bairro curitibano.

Quem foi Joaquim Américo?

Joaquim Américo faleceu em 1917, antes da fundação do Athletico Paranaense, em 1924. Mas foi fundamental na história rubro-negra.

Não só na história athleticana, como do futebol do Estado.

Joaquim Américo criou o Internacional [que deu origem ao Rubro-Negro com o América], idealizou o primeiro estádio de futebol do Paraná [exatamente no mesmo local onde está a nossa moderna Arena] e organizou competições amadoras.

Joaquim Américo Guimarães. Nome da nossa casa, nome de rua, nome marcado na história do futebol paranaense.

Curtiu essa história? Veja mais na parte de história do Site Oficial!

Comentários

LUIZ FERNANDO PLACHA GUIGUE
4 anos

Excluir
Boa tarde. Conheço. Tanto é que há uns 2 anos e meio, quando passei por ela (estava procurando um atalho para ir da minha casa na Barreirinha, até Pinhais), até voltei para conferir se eu tinha lido certo, a placa de rua. É uma rua curta, tranquila e bem larga. Mais larga que a Fagundes Varela, que é uma das ruas principais do Jardim Social.