Clube

Só por amor! Título que inspirou o hino athleticano completa 90 anos

Créditos: Arquivo Site Oficial

Um momento único da história rubro-negra completa 90 anos hoje. No dia 28 de dezembro de 1930, o Athletico venceu o Coritiba, por 3 a 2 na antiga Baixada, e conquistou o bicampeonato estadual de forma invicta!

O título coroou a trajetória de um esquadrão que dominou o futebol paranaense por dois anos. E colocou o Athletico em destaque pela primeira vez no cenário nacional, com craques que ficaram marcados na história do Furacão.

Na defesa da meta rubro-negra, Alberto Gottardi, o “keeper das defesas espetaculares”, contava com o apoio da dupla de zaga formada por Anjolilo e Borba. Na linha de frente, Levoratto, Urbino, Marreco e Zinder Lins eram o pesadelo das retaguardas adversárias.

A campanha de seis vitórias e apenas um empate teve 21 gols marcados e 11 sofridos. Uma temporada curta, que ficou marcada por uma interrupção de três meses, devido à Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à presidência do Brasil.

Em amistosos, o Rubro-Negro massacrou o Caxias, campeão catarinense, com uma impiedosa goleada por 10 a 1, em Joinville. E jogando em casa, derrotou por 1 a 0 o poderoso Corinthians, recentemente aclamado como “campeão dos campeões”.

O título foi garantido com uma rodada de antecedência, com a vitória por 3 a 2, de virada, em um clássico debaixo de muita chuva. Zinder, Marreco e Levoratto marcaram os gols do Furacão e garantiram a festa no bosque da Baixada.

Para comemorar a conquista, Zinder Lins escreveu a poesia que se tornaria o Hino do Club Athletico Paranaense. Uma belíssima homenagem ao time de sangue forte, que vestiu a camisa rubro-negra por amor.

Ficha técnica: Athletico Paranaense 3 x 2 Coritiba
Campeonato Paranaense 1930 – 7ª rodada
Data: 28/12/1930
Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba (PR)

Athletico Paranaense:  Alberto; Anjolilo e Borba; Juca, Falcine e Guaxupé; Levoratto, Marreco, Urbino, Zinder e Nestor
Gols: Zinder, Marreco e Levoratto

Coritiba: Rei; Cuka e Pizatto; Jorge, Parras e Contin; Ludelino, Ângelo, Emílio, Staco e Carnieri
Gols: Carnieri e Pizatto

Comentários