Clube

TH 250: Relembre sete momentos épicos do zagueiro Thiago Heleno

Foto: Roberto Souza/athletico.com.br

21 de fevereiro de 2016. Naquele dia, um dos jogadores mais vitoriosos da história rubro-negra entrou em campo pela primeira vez com a camisa athleticana.

Tanta coisa aconteceu desde aquele empate em 2 a 2 com o Cascavel… Hoje, seis anos depois, é difícil imaginar o Furacão sem Thiago Heleno. 

Nesta quarta-feira (23), o zagueiro pode atingir a marca de 250 jogos pelo clube.

Entre tantas jornadas inesquecíveis, separamos sete grandes momentos do General. Qual é o seu?

01/05/2016 – Athletico 3×0 Coritiba

Em sua primeira decisão, Thiago Heleno foi o protagonista de uma cena inesquecível. O Furacão era melhor que o rival desde o primeiro tempo, mas o placar seguia fechado. Até o cronômetro marcar 7′ da etapa final.

Falta pelo lado direito. Léo avança sem marcação e recebe o passe de Nikão. O lateral domina a bola e manda o cruzamento perfeito. No meio da área, Thiago Heleno sobe livre e cabeceia a seu estilo: uma pancada precisa, longe do alcance do goleiro.

Na comemoração, o gesto que se tornou sua marca. Era o primeiro gol do General pelo Furacão, abrindo o caminho para a goleada e para o título estadual.

25/09/2016 – Athletico 3×0 Ponte Preta

Na partida de estreia de Lucho González, foi o General quem comandou defesa e ataque!

O primeiro gol saiu nos acréscimos da primeira etapa. Lucas Fernandes roubou a bola no ataque, entrou na área e foi derrubado. Na cobrança do pênalti, Thiago Heleno tomou distância, disparou rumo a bola e soltou a bomba: 1 a 0!

No segundo tempo, Léo fez 2 a 0 para o Furacão. E aos 33′, após uma cobrança de escanteio, a zaga da Ponte cortou, Otávio pegou a sobra e tocou para Lucas Fernandes. Lá do meio do campo, ele levantou na área. Thiago Heleno decolou na segunda trave e, com um toque de cabeça, encobriu o goleiro Aranha.

26/04/2017 – Athletico 2×1 Flamengo

Era noite de CONMEBOL Libertadores e o adversário vinha com a badalação de sempre. Mas quem saiu de campo com a liderança do grupo foi o Furacão!

O General mais uma vez foi decisivo na marcação e na finalização. Além de segurar o ataque do Flamengo, ele colocou o Athletico em vantagem no placar aos 35′ do primeiro tempo.

A jogada começou com Zé Ivaldo, que roubou a bola no campo defensivo, disparou pelo lado direito e sofreu falta. Na cobrança, Rossetto colocou a bola na área, Thiago Heleno subiu mais que a zaga flamenguista e tocou encobrindo o goleiro Muralha.

Já no final da partida, Gedoz marcou o segundo do Furacão e Arão fez o gol de honra do time carioca.

06/08/2017 – Palmeiras 0x1 Athletico

A “lei do ex” também vale para o General! No Brasileirão 2017, mais uma vez ele ajudou a defesa rubro-negra a passar incólume por um grande desafio. E lá na frente, definiu a vitória do Furacão por 1 a 0, no Allianz Parque.

O gol saiu aos 17′ do primeiro tempo. Guilherme bateu escanteio pelo lado direito, Thiago Heleno se antecipou ao zagueiro palmeirense e testou firme. Bola no chão e na rede.

Depois, porta fechada para o ataque paulista!

12/12/2018 – Athletico 1 (4) x (3) 1 Junior Barranquilla

Aquele jogo que está gravado na retina de todos os que estavam no Caldeirão ou assistiram pela televisão. A jornada épica que deu ao Athletico seu primeiro título da CONMEBOL Sul-Americana terminou com todo o continente de olho em um chute do General.

A euforia com o gol de Pablo. A apreensão com o empate do adversário. O desespero e o delírio com o pênalti a favor dos colombianos na prorrogação. A tensão da disputa nos pênaltis. Uma noite de completa loucura.

Até que Thiago Heleno pegou a bola, ajeitou na marca da cal, “foi até a Arena antiga”… e soltou a bomba que quebrou o muro e colocou seu nome para sempre na história. 

02/04/2019 – Athletico 3×0 Boca Juniors

Em uma noite mágica no Caldeirão, o grande destaque foi Marco Ruben. Mas do artilheiro e de todo o ataque rubro-negro, o setor defensivo também teve uma jornada perfeita.

Ancorada no General, a retaguarda athleticana não deu chances à linha ofensiva do Boca. Tévez, Benedetto, Zárate, Reynoso… Não teve pra ninguém! Thiago Heleno e companhia colocaram os argentinos no bolso.

Uma atuação absurda, que ganhou elogios de toda a imprensa porteña.

20/11/2021 – Athletico 1×0 Red Bull Bragantino

Na decisão da CONMEBOL Sul-Americana 2021, o ataque do Bragantino foi engolido no Estádio Centenário. Em nenhum momento o arco defendido por Santos foi ameaçado. E como sempre, Thiago Heleno foi um dos pilares do Furacão.

O título conquistado com o golaço de Nikão entra para a galeria dos momentos antológicos do General com a camisa rubro-negra. Com a faixa de capitão no braço, foi ele o encarregado de erguer o segundo troféu continental do Rubro-Negro.

Comentários