Clube

Atlético realiza testes físicos de ponta

Com a reapresentação da equipe atleticana na quinta-feira, a comissão técnica e o






O zagueiro Alex realizou os testes
Foto: Site oficial
departamento científico (laboratório de controle do treinamento) estão realizando testes para avaliar as condições físicas de cada um dos atletas. De quinta-feira até este domingo, a base dos trabalhos será em cima destes testes para verificar como está cada jogador. Com o resultado completo destes testes na mão, a comissão poderá realizar um trabalho na preparação física com maior qualidade.


No primeiro dia de testes, os atletas passaram por exames médicos, além do teste de antropometria. O objetivo desta antropometria é, além de pegar medidas básicas como altura e peso, ver o percentual de gordura, massa magra e o peso ósseo de cada jogador. Com isso, pode-se avaliar se os atletas estão acima do peso ou não, além de outros quesitos.


Na sexta-feira, o grupo passou por uma readaptação física com corridas leves e depois por uma avaliação física. Essa avaliação foi realizada através do teste limiar anaeróbio. O teste é feito baseado na coleta de sangue e em corridas na esteira em várias velocidades. Os atletas começam em velocidades mais baixas, que vão aumentando gradativamente.








Moreno esteve motivado durante os testes
Foto: Site oficial
Neste sábado, os jogadores atleticanos participaram de testes para medir suas resistências. Cada jogador percorreu 3.200 metros, para analisar o menor tempo que cada um tem condições de fazer. Nestes testes, pode ser notado o atleta que precisa fazer um trabalho maior na parte aeróbica durante os próximos treinamentos. A resistência de cada jogador é minuciosamente medida.


Amanhã, no último dia de testes fisiológicos, o grupo passará por uma avaliação física para medir a velocidade, agilidade e impulsão de cada jogador. Para ver a velocidade de cada um dos atletas, o grupo realizará pequenas corridas de 300 metros. Para ter o resultado preciso destes testes, o Atlético possui um equipamento de foto célula, que registra o tempo exato de cada jogador. São poucos clubes no país que possuem aparelhos com essa tecnologia.


O objetivo do departamento cientifico, com a realização de todos estes testes, é auxiliar a comissão técnica. Com isso, os aspectos do controle fisiológico da carga de treinamento e as informações técnicas do desenvolvimento de cada atleta, fazem com que o trabalho seja feito com uma qualidade muito grande. O assessor científico do Atlético, Oscar Erichsen, afirmou que o Rubro-Negro sempre fez esse controle dos atletas. Mas com os equipamentos de primeira linha utilizados pelo clube, essa avaliação fica ainda melhor. “Com o nível de qualidade obtida nas medidas dos jogadores e os critérios de avaliação que utilizamos, passamos detalhadamente a condição de cada atleta para a comissão técnica. Assim eles podem trabalhar em cima disso”, explicou Oscar.

Skip to content