Clube

Kyocera Arena completa sete anos

No dia 24 de junho de 1999, o Clube Atlético Paranaense surpreendeu o futebol brasileiro. Naquela noite, há exatos sete anos, o Rubro-Negro apresentou ao país o






Kyocera Arena foi inaugurada no dia 24 de junho de 1999
Foto: Site oficial
estádio mais moderno da América Latina. O conceito de Arena Multiuso, do novo Joaquim Américo, foi inovador e em todo esse período, nenhum clube brasileiro foi capaz de apresentar um projeto próximo ao do Furacão.


O projeto do novo estádio foi feito aos moldes dos mais modernos estádios europeus. A Arena da Baixada foi concebida para receber eventos esportivos, artísticos, culturais e de entretenimento. Tudo foi planejado para oferecer a melhor estrutura a atletas, torcedores, imprensa e a todos que freqüentam a Arena. Os espaços de circulação, a estrutura para pessoas portadoras de deficiência, as saídas de emergência, os acessos ao estádio, tudo foi modelado de acordo com os critérios de segurança estabelecidos pela FIFA.


E o projeto não parou. Nestes sete anos, o estádio atleticano passou por várias transformações. Foram instaladas cadeiras, feita a setorização do estádio, instalação de câmeras de segurança e tecnologia de ponta para acesso à internet. Além disso, em parceria com a SKY, o estádio atleticano ganhou um sistema de captação e transmissão interna de imagens. Os torcedores podem acompanhar ao vivo as partidas que acontecem no gramado através dos 106 televisores instalados no estádio.


Em parceria com a Kyocera Mita, o Atlético também lançou o conceito de naming rights no futebol brasileiro. No começo de 2005, a Kyocera Mita América, uma das empresas líderes mundiais no manuseio de documentos digitais, adquiriu o direito de exposição de seu nome no estádio mais moderno da América Latina. Desde então, a Arena passou a se chamar Kyocera Arena. Em 2006, a Sundown Bikes & Motos adquiriu o direito de aliar seu nome a um dos setores do estádio. Hoje, o setor Madre Maria é chamado Setor Sundown.


Tanta modernidade trouxe mais de 2 milhões de pessoas ao estádio. Nas 223 partidas realizadas na Kyocera Arena, o público pagante foi de 2.480.527 pessoas. O ano de 2001 foi o mais movimentado com público de 423.827 pessoas, resultado da bela campanha do título do Campeonato Brasileiro.   


Mas a Kyocera Arena não recebe pessoas somente em dias de jogos. O estádio atleticano faz parte do roteiro turístico da cidade de Curitiba. Desde 2001, quando foi aberto à visitação, o estádio já recebeu 37.640 visitantes. Somente neste ano estiveram na Kyocera Arena pessoas da Itália, Ucrânia, Polônia, Alemanha, Espanha, Paraguai, Argentina, Israel, E.U.A, Canadá, Chile, Colômbia, Inglaterra e México.


Dentre os visitantes ilustres, estiveram Pelé, Lulu Santos, CPM 22, Marrone (dupla Bruno e Marrone), representantes executivos da ONU, ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz, atual Ministro dos Esportes Orlando Silva, entre outros.


REFERÊNCIA


A Kyocera Arena é lembrada por todos como o estádio mais moderno da América Latina. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, afirmou em várias oportunidades que o estádio atleticano é o único do Brasil capaz de receber um evento como a Copa do Mundo. “Infra-estrutura esportiva não é obstáculo para realizarmos a Copa do Mundo no Brasil. Temos bons estádios, como a Arena da Baixada, por exemplo”, afirmou Ricardo Teixeira.


O ex-jogador Junior também se rendeu ao estádio do Furacão ao fazer uma






Pelé revelou o sonho de jogar na Arena
Foto: Site oficial
comparação com o Maracanã. “As reformas que vemos no Maracanã são para maquiá-lo, não para transformá-lo. Até numa comparação com a Arena da Baixada, o Maracanã deixa a desejar”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.


O maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, se emocionou na Kyocera Arena. “Eu sei o sacrifício que foi para construir esse estádio e o presidente Petraglia me contou que foi construído com recursos próprios, com a união de suas pessoas. O Santos conquistou todos os títulos do mundo, o Flamengo e o Corinthians têm as maiores torcidas, mas nenhum deles tem um estádio como esse. Essa foi uma conquista do Atlético”, analisou.


Encantado com a casa do Furacão, Pelé apenas lamentou o fato de não jogar mais futebol e não poder mostrar sua habilidade no gramado atleticano. “O Galvão (Bueno, narrador da TV Globo) é prova de que eu sempre quis jogar aqui. Sempre falei para ele que era uma pena eu não poder jogar aqui. Mas Deus me deu a oportunidade de estar aqui em vida”, lamentou.


E, recentemente, o próprio Galvão Bueno citou a Kyocera Arena em uma transmissão da Copa do Mundo da Alemanha. “No Brasil, não existe nenhum estádio pronto para abrigar um jogo da Copa do Mundo. Talvez o único estádio no Brasil seja a Arena da Baixada, em Curitiba, após a conclusão”, disse o jornalista.


A Kyocera Arena também foi considerada o estádio mais moderno do país pelo Jornal do Brasil. “Mais moderno estádio do Brasil, a Arena da Baixada deixa o torcedor se sentir na Europa”. O portal Comunique-se concedeu ao estádio o título de mais seguro aos jornalistas. “A Arena da Baixada, em Curitiba, é considerada o único estádio seguro para os jornalistas. Foi construído há menos de dez anos, com um conceito moderno. O repórter tem acesso direto do estacionamento de imprensa para a cabine ou para o campo”.


CONCLUSÃO


Em 2005, o Atlético foi vice-campeão da Copa Libertadores. Além desta conquista, o Rubro-Negro adquiriu o terreno ao lado da Kyocera Arena. Depois de sete anos esperando a solução do impasse, os torcedores rubro-negros já têm a certeza de que logo o estádio estará concluído. O Colégio Expoente deixará o terreno no dia 31 de dezembro deste ano. Após a data, as obras de conclusão da Kyocera Arena serão iniciadas.  O “Caldeirão”, como é carinhosamente conhecido, vai ferver ainda mais. A torcida rubro-negra se emocionará cada vez mais no novo estádio e verá o Atlético se tornar o maior clube das Américas.


Para saber mais sobre a Kyocera Arena acesse a seção do site oficial.