Clube
EDITORIAL
O futebol brasileiro exige atitudes realistas de seus clubes. Diferente de países que tratam o esporte como business, o Brasil ainda está longe de chegar à realidade de organização e auto-suficiência no futebol. Para equilibrar as finanças e garantir o superávit, os clubes brasileiros dependem de cotas de televisionamento, patrocinadores, renda das bilheterias (o que inclui a participação do torcedor na compra de pacotes de ingressos) e vendas de produtos oficiais. No caso do Clube Atlético Paranaense, que não pertence ao eixo Rio-São Paulo, as cotas de televisão (maior fonte de renda dos clubes) não são as maiores. Além disso, ainda existe a cultura de comprar pacotes de ingressos, ir aos jogos e adquirir produtos somente quando a campanha dentro de campo é excelente.
Para manter a estrutura de ponta montada pelo Atlético, não é possível depender somente das fontes de renda já citadas. As negociações de atletas para o exterior representam uma real necessidade de manter os cofres equilibrados e a tranqüilidade no andamento dos processos. Mas se engana quem pensa que o Atlético aposta somente nas negociações de jogadores. O clube também aposta na renovação do elenco. A qualidade das categorias de formação do Rubro-Negro está mais do que comprovada. Nossos futuros jogadores profissionais conquistam títulos internacionais há três anos e são garantia do futuro vitorioso. Além disso, o clube está em constante busca de novos craques.
Os jogadores do elenco atleticano recebem muitas propostas de clubes estrangeiros. Propostas estas que, muitas vezes, podem garantir o futuro financeiro destes atletas. Algumas se concretizam, outras não. Afinal, todos os casos são minuciosamente avaliados pelo Atlético. Muito se estranha quando são publicadas informações não verídicas em veículos de comunicação. Pessoas que dizem conhecer os processos do futebol e do esporte acusam desmanche do elenco sem mesmo saber como é feita uma negociação de atleta. Demonstram claramente que não sabem diferenciar interesses, propostas e negociações concluídas. Induzem os torcedores, em colunas e reportagens, a pensar que o clube toma atitudes sem análise, sem profissionalismo. Têm a intenção de colocar o torcedor contra o clube e até mesmo contra os próprios jogadores.
O torcedor atleticano encontra as notícias verídicas somente no site oficial do Clube Atlético Paranaense. Especulações e interesses obscuros são barrados de nosso conteúdo. Existe compromisso com o torcedor atleticano. O Clube Atlético Paranaense não tolera informações tendenciosas de alguns veículos de comunicação e convida os torcedores a acompanharem a verdade pelo site oficial.