Clube
Conheça o técnico da categoria juvenil
O treinador da equipe juvenil do Atlético chegou ao Furacão neste ano. E em seu primeiro torneio no comando dos garotos já conquistou seu primeiro título pelo clube. Hélio Chicchinato Junior, o Juninho, está com 30 anos. Nasceu em Santos, mas foi criado em Jundiaí, interior de São Paulo.
COMEÇO
Antes de ser treinador, Juninho se aventurou em outras duas áreas ligadas ao futebol. "Eu joguei futebol durante cinco anos pela Ponte Preta e parei em 1994. Fui cursar educação física. Em 1997, fui fazer estágio no Paulista como preparador físico", explicou Juninho. Algum tempo depois, surgiu a oportunidade. "Um ano depois que entrei no clube, fui convidado para dirigir o time infantil do Paulista. No ano 2000, subi para a categoria juvenil que é onde estou hoje", lembrou.
![]() |
| Foto: Georgia Andrade/ Site oficial |
DIFICULDADES
No início não foi nada fácil ser treinador de futebol. "Antes de tudo eu era muito novo, tinha apenas 22 anos. A minha inexperiência em campo dificultou. Nunca tinha sido treinador", afirmou o técnico da equipe juvenil do Atlético. Para sua sorte, ele teve um bom apoio no Paulista. "O pessoal me ajudava muito, do clube e da comissão. Foi o coordenador da categoria de base do Paulista, Clóvis Dias, que me confiou o cargo. E também o Marco Biasotto, que na época era treinador do time de juniores do Paulista e hoje está comigo aqui no Atlético em outra ocupação", falou Juninho.
TÍTULO
Para ele, seu título mais importante foi no interior de São Paulo. "Sem sombra de dúvidas o mais importante para mim foi em 2000 com o juvenil da equipe do Paulista. Fomos campeões paulistas. Era meu primeiro ano no comando do time juvenil", lembrou o treinador, que contou com a presença de um atleticano. "O Danilo, zagueiro do profissional, fazia parte desse time que conquistou o campeonato paulista. E esse título me deu confiança e me ajudou a crescer como treinador. Além das mudanças de clube que tive. Que foi a ida para o Palmeiras e a vinda para cá", disse Juninho.
CARREIRA
Na opinião de Juninho, sua carreira de treinador está só no começo. "Apesar de estar com 30 anos me acho bastante novo. Então tenho muito a aprender ainda. E pretendo subir devagar. Não penso hoje em ir para o juniores. Tem que ir passo a passo. Tudo tem seu momento. E o que tiver que ser será", analisou o treinador. Para ele, o Atlético tem uma grande estrutura de trabalho, o que ajuda no seu aprendizado. "O nível de estrutura é o melhor que trabalhei. Aqui você tem todas as condições que precisa. Sempre que precisei de alguma coisa, eu tive. Isso me ajuda muito", afirmou Juninho.
