Clube
Evandro Mota realiza trabalho com os atletas
Evandro Mota chegou no Atlético antes da partida contra o Paraná Clube, na vitória atleticana por 3 a 1, para a realização de um trabalho de mobilização com o grupo rubro-negro. Desde então, o Atlético disputou 14 partidas e perdeu apenas uma. Ao todo foram oito vitórias, cinco empates e uma derrota. Evandro trabalha no futebol desde 1980 e tem no
![]() |
| Foto: Site oficial |
currículo títulos da Copa Libertadores com o Cruzeiro e com o Internacional. A conquista da Copa Mercosul com o Flamengo e sete títulos brasileiros, contando séries A, B e C. Além disso, 12 títulos estaduais e duas participações em Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, em 1994 e 1998.
Na opinião de Evandro, o trabalho busca conscientizar os jogadores. "O trabalho que eu venho desenvolvendo é um trabalho de mobilização de grupo. Envolve também a parte de motivação, mas muito mais a parte de conscientização das oportunidades que eles recebem da vida. E das oportunidades que eles criam, porque para chegar em um time de alto nível como é o Atlético, eles já superaram diversos desafios. Então, é sempre bom lembrar isso aos jogadores", analisou.
![]() |
| Foto: Site oficial |
Para Evandro, o trabalho não funciona sozinho. "Esse trabalho é de complementação. Não substitui absolutamente nada que já existe. Isso não substitui a parte física, técnica e tática. É um complemento, porque o importante é ter o jogador mentalmente preparado". Ele acredita que essa conscientização faz com que não ocorram excessos. "Não podemos ter euforia nas vitórias e nem depressão nas derrotas. O importante é estar sempre em crescimento. As equipes que chegam nas grandes conquistas são aquelas que crescem ao longo da competição", acrescentou.
A bagagem adquirida em 26 anos de trabalho de mobilização de equipes de futebol faz a diferença. "Cada trabalho é um crescimento para mim. Eu automaticamente reverto no trabalho seguinte para compartilhar as experiências com os atletas". Ele revelou que o pensamento do grupo é a conquista da Copa Sul-Americana e a vaga da Copa Libertadores do próximo ano. "A grande oportunidade agora é conseguir uma vaga para a Libertadores e fazer história como o primeiro time brasileiro a ganhar uma Sul-Americana. São as duas grandes oportunidades que estão aí e eles estão sendo preparados para conquistar", finalizou Evandro Mota.

