Clube
Jackson, um Furacão que venceu o tempo
Há jogadores que fazem parte da história de um clube. Jackson Nascimento foi além. Sua própria vida atravessou a história do Athletico.
Nasceu em 1924, mesmo ano em que nosso clube foi fundado. Viveu 102 anos ao lado do Rubro-Negro. E construiu uma relação que nenhuma estatística pode explicar por inteiro.
Athleticano desde o berço, Jackson passou pelos juvenis e pelos aspirantes até chegar ao time principal, em 1944. Fez parte da escalação rubro-negra em 12 temporadas.
Foram 215 partidas e 150 gols marcados. É o segundo maior artilheiro da história do Athletico. Vestiu a faixa de campeão em 1945 e 1949.
Mas os números dizem menos do que as lembranças.
Com gols, passes, jogadas lendárias e uma classe inigualável, Jackson foi uma peça basilar na construção da nossa identidade.
Com ele vestindo a camisa 10, o Athletico se tornou, para sempre, o Furacão.
Craque, artilheiro, treinador, dirigente. Jackson foi tudo isso. Mas a melhor maneira de entender sua importância é perceber o quanto ele esteve presente.
Tanto tempo, tantas gerações, tantas histórias do Athletico passaram por ele.

Quando completou 100 anos, voltou à Baixada. Pisou pela última vez no gramado que conhecia tão bem. E na trave da Rua Buenos Aires, onde ninguém balançou as redes mais vezes do que ele, marcou um gol lendário.
Jackson estará entre nós para sempre. Nos 150 gols, na camisa 10, no Furacão de 1949, nas histórias contadas por quem o viu jogar. E na memória de quem aprendeu a conhecer o Athletico também através dos homens que ajudaram a construí-lo.
Jackson Nascimento. Nasceu no mesmo ano do Athletico. Viveu mais de um século. Levou sempre consigo o amor pelo Furacão.
Agora, fica a história.
Essa, como ele nos ensinou, não vai embora jamais.

Fotos: Acervo histórico/Athletico Paranaense