Clube
Vitória da raça
O Atlético venceu a primeira partida na Kyocera Arena, neste Campeonato Brasileiro. Depois de passar o jogo inteiro pressionando e criando chances de gols, o Rubro-Negro conseguiu a vitória no último lance do jogo, com o atacante Denis Marques.
O jogo começou com os dois times cautelosos e estudando muito o adversário. Nos primeiros minutos de jogo, foram poucas chances de gol para os dois lados. Logo aos dez minutos, o técnico do Juventude, Hélio dos Anjos teve que forçar a primeira substituição. Depois de uma dividida, o ex-atleticano Vanderson se machucou e deu lugar a Marcão.
Aos 14 minutos, a primeira chance do Furacão. Paulo André avançou e chutou forte
![]() |
| Denis Marques comemorou o gol no final do jogo Foto: Orlando Kissner/ AE |
O Atlético continuou a pressão e, aos 18 minutos, o colombiano Ferreira invadiu a área e foi derrubado. Mesmo com a reclamação dos jogadores, o árbitro Elvécio Zequetto não marcou pênalti. Aos 20 minutos, Evandro dominou a bola dentro da área, se livrou do marcador e chutou forte, a bola caprichosamente bateu no travessão e saiu. Um minuto depois, Herrera bateu em cima da zaga. No rebote, Ferreira chutou forte, André fez bela defesa e evitou o gol atleticano.
Aos 22 minutos, o time do Juventude chegou a primeira vez com perigo. Após cobrança de falta cruzada, o goleiro Cléber subiu mais alto e defendeu. O ataque não assustou a equipe rubro-negra que continuou atacando. E aos 29 minutos, teve uma nova chance em uma cabeçada de Herrera, defendida pelo goleiro do Juventude. André continuou tendo trabalho, após cobrança de falta do lateral-direito Carlos Alberto, o goleiro fez mais uma boa defesa.
Aos 32 minutos, mais um dos poucos ataques do time gaúcho e mais uma vez com bola alçada na área. Depois de uma cobrança de falta, Cléber subiu mais alto e espalmou a bola para fora. Três minutos mais tarde, o primeiro cartão amarelo da partida, Fábio, do Juventude, segurou Ferreira em um contra-ataque e recebeu o cartão amarelo.
O Atlético chegou com perigo em mais dois ataques, um com o volante Erandir chutando de fora da área para a defesa de André e outro com Evandro, em um chute cruzado que atravessou toda a área e saiu pela lateral. Aos 39 minutos, Hélio dos Anjos fez a segunda alteração no time do Juventude, tirando o também ex-atleticano Raulen e colocando Wellington, para tentar dar mais velocidade ao time. Antes do final do primeiro tempo, o Atlético ainda teve mais duas chances de gol: na cobrança de falta de Carlos Alberto que passou por cima do gol e em um chute cruzado de Ferreira.
Sem alterações no intervalo, a cara do jogo não mudou muito. Sempre o Atlético tomou a iniciativa do jogo e o Juventude marcou forte, tentando fazer o gol nos contra-ataques.
Aos oito minutos, o zagueiro Paulo André chegou mais uma vez ao ataque. Em um chute forte de fora da área, o goleiro André teve dificuldades para fazer a defesa. Aos dez minutos, o primeiro ataque da equipe gaúcha no segundo tempo. Em uma cobrança ensaiada de falta, Leandrinho chutou por cima do gol de Cléber.
O Atlético continuou pressionando e em três ataques seguidos, Carlos Alberto, Herrera e Alex chutaram com perigo ao gol de André, que novamente mostrou-se seguro.
Aos 19 minutos, o técnico do Juventude fez a terceira e última alteração, tirando Éder Ceccon para a entrada de Lauro. Dois minutos depois foi a vez do técnico Givanildo Oliveira mudar o time do Atlético, com as saídas de Danilo e Evandro para as entradas de Denis Marques e Fabrício. Com as mudanças, o time atleticano ficou ainda mais ofensivo e começou uma pressão ainda maior. Logo na primeira vez que pegou na bola, o atacante Denis Marques chutou cruzado levando muito perigo ao gol de André. Aos 33 minutos, a melhor chance do Atlético no jogo, Fabrício rolou da esquerda para Denis Marques livre dentro da área, mas o chute saiu muito alto e foi por cima do gol.
Aos 35 minutos, o Juventude teve seu último ataque no jogo, com um chute de fora da área de Walker. Quatro minutos depois, Givanildo realizou a última mudança do time, colocando Cristian no lugar de Carlos Alberto. Um minuto depois, Fábio fez falta violenta e levou o segundo cartão amarelo, deixando o time gaúcho com um jogador a menos.
O Atlético não desistiu e continuou a pressão sobre o Juventude. O árbitro deu 3 minutos de acréscimos e aos 47 minutos e 30 segundos, Erandir cobrou falta pelo lado direito, Herrera pulou mais alto e cabeceou para o meio da área. Denis Marques foi oportunista e marcou de joelho o gol da vitória atleticana. Esta foi a terceira vitória do Atlético no campeonato e a primeira dentro da Kyocera Arena, para alegria da torcida atleticana.
