Clube

Campeões da raça

Conquistar a Copa Saprissa. Este foi o grande objetivo da equipe júnior (sub-20) do




Atlético na primeira parte desta temporada. Todo o planejamento e preparação visaram a melhor forma física, técnica e tática dos atletas para o torneio costarriquenho. Confiança não faltou. O grupo, desde comissão técnica até os jogadores, esteve unido em torno do objetivo principal.


O time atleticano teve de se adaptar aos costumes da Costa Rica. Antes da viagem, todos os integrantes da delegação receberam informações do país, sua população e costumes. A adaptação também envolveu o tipo de gramado de alguns estádios. Algumas partidas foram disputadas em gramado sintético, o que deixou os jogos mais rápidos e disputados. Contra as diferenças e também contra a forte marcação adversária (o Rubro-Negro teve três jogadores machucados durante a competição), o Atlético lutou e não decepcionou. Além do título, o Furacão se destacou pela qualidade técnica e disciplina na competição. O Atlético foi premiado com o troféu Fair Play, dado à equipe mais disciplinada da competição.


“El Paranaense”, como é conhecido o Rubro-Negro, na América Latina, fez a melhor




campanha do campeonato e foi coroado com o título. No total, a equipe conquistou cinco vitórias e dois empates, além de voltar invicta para Curitiba. O goleiro Vagner foi o destaque rubro-negro, tendo defendido quatro pênaltis em todo o torneio. Ganhou o título de goleiro menos vazado da Copa Saprissa.

Campanha:


Na primeira fase, os atleticanos se classificaram em primeiro lugar no Grupo B. O time somou 13 pontos, com quatro vitórias e apenas um empate. O ataque marcou doze vezes, enquanto a defesa só concedeu dois gols.


No jogo de abertura, contra o Herediano, da Costa Rica, o Atlético já começou a




mostrar a sua força e venceu por 4 a 1. A segunda partida foi uma prévia do que seria da decisão do torneio. O Atlético enfrentou o Boca Juniors, da Argentina, campeão da primeira edição da Copa Saprissa e venceu por 1 a 0. Na terceira rodada, mais uma goleada, desde vez sobre o Alajuelense, por 4 a 0. Depois um empate sem gols contra o Deportivo Saprissa Sub-17 e por fim, vitória por 3 a 1 sobre o Chivas Guadalajara, do México.


Na semifinal o Furacão enfrentou um velho conhecido, o Cruzeiro, de Belo Horizonte. Apesar de sair perdendo, o Rubro-Negro não se intimidou e virou o jogo para três a um ainda no primeiro tempo e garantiu vaga na decisão.






E a final não poderia ter sido mais emocionante. Depois de abrir dois gols de vantagem o Atlético permitiu o empate do Boca Juniors. O resultado de igualdade persistiu durante o restante da partida e o jogo foi para as penalidades máximas. Nos pênaltis, o Furacão foi melhor, só desperdiçou uma cobrança e contou com duas defesas do goleiro Vagner. Final no estádio Ricardo Saprissa, vitória atleticana por 6 a 5.





JOGOS:


CAP 4×1 Herediano (Kaio, Chico, Roberto e Fernando Mineiro)
CAP 1×0 Boca Juniors (Kaio)





CAP 4×0 Alajuelense (Ricardinho, Rhodolfo, Kaio e Alan)
CAP 0x0 Deportivo Saprissa Sub-17
CAP 3×1 Chivas Guadalajara (Renato, Henrique e gol contra)


Semifinal
CAP 3×1 Cruzeiro (Roberto e Ricardinho(2))


Final
CAP 2×2 Boca Juniors (Edimar e Eduardo Áquila)

PARTICIPANTES:
O grupo atleticano foi formado pelo Boca Juniors, Chivas Guadalajara, Deportivo Saprissa Sub-17, Liga Deportiva Alajuelense e Herediano. O outro grupo foi formado pelo Real Madrid, Cruzeiro, Chivas USA, Olimpia, Deportivo Saprissa Sub-19 e A.D.Santos.

Skip to content