Clube

O futuro está aqui

Quando o torcedor atleticano fala com orgulho que a Kyocera Arena é o estádio mais moderno da América Latina, não imagina o quão moderna é a Arena rubro-negra. Comparada aos principais estádios da Copa do Mundo da Alemanha, a Kyocera Arena não deixa a desejar em vários quesitos. A tecnologia é o ponto que mais chama a atenção. O Clube Atlético Paranaense é um dos únicos clubes brasileiros que possui um departamento de tecnologia de informação. Os profissionais da área têm feito um minucioso trabalho de transformação e evolução da estrutura atleticana.


Toda a Kyocera Arena possui sistema de transmissão de dados de alta tecnologia. A conectividade à internet é feita por dois tipos de sistemas. O primeiro é via cabo. A rede Ethernet está disponível em todas as 22 cabines de imprensa e em oito pontos na sala de fotógrafos. Além do cabeamento, as pessoas podem conectar a internet pelo sistema wireless (sem fio), instalado em todo o estádio. A banda disponível atualmente é de 512/ 128 kbps com possibilidade de expansão. Nos estádios da Copa do Mundo da Alemanha foram instalados cabos de rede em volta dos gramados. O cabo de rede também é Ethernet com largura de banda de 1Mbps.


A segurança na Kyocera Arena também é motivo de exemplo. Existe um circuito fechado com monitoramento de 63 câmeras espalhadas por todo o estádio, inclusive nas áreas externas. O ângulo de alcance destas câmeras é capaz de captar detalhes dos torcedores. No Allianz-Arena, em Munique, por exemplo, foram instaladas 80 câmeras de vigilância espalhadas somente pelo interior do estádio.


Na maioria dos estádios da Copa do Mundo foram disponibilizados telões para os torcedores reverem os melhores lances da partida. Na Kyocera Arena não há telões, mas existe um circuito interno de transmissão de imagens pela SKY para as 106 televisões instaladas no estádio. Os torcedores podem acompanhar os lances da partida nas áreas de alimentação, imprensa, camarotes e área vip. Caso fosse permitido, a Kyocera Arena já teria disponibilidade de transmitir essas imagens a um telão, através de um projetor.


Outro quesito de tecnologia de ponta do estádio atleticano é a confecção de ingressos. O controle de acesso à Kyocera Arena é totalmente imune à fraudes e falsificações. Além disso, nova solução já está sendo estudada para que o controle de ingressos seja ainda mais avançado. Na Copa do Mundo, todos os ingressos possuem um clip RFID embutido. Eles são usados para evitar fraudes e facilitar a entrada dos torcedores em todos os estádios.


Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Atlético, Marcelo Hoerner, o objetivo é deixar a Kyocera Arena sempre com tecnologia de ponta. “Sempre procuramos manter a Arena tecnologicamente atualizada. Vimos que em poucas ações podemos deixar o estádio no patamar dos que estão sediando a Copa do Mundo. Vimos também que estamos preparados para uma competição como essa”, afirmou o gerente.


Vale ressaltar que, com a conclusão da Kyocera Arena, outras ações tornarão o estádio atleticano ainda mais moderno e admirado.

Skip to content