Clube
CT terá piscina aquecida por bomba de calor
O Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi passa por uma ampla remodelação. A
![]() |
| Piscina será aquecida pela bomba de calor Foto: Site oficial |
A estrutura do Atlético para a preparação e aperfeiçoamento de profissionais do futebol é umas melhores do mundo em tecnologia, espaço e conhecimento. Além da preocupação com a formação dos atletas e a qualidade dos trabalhos, o Atlético também tem um compromisso com o meio-ambiente. Recentemente, o clube aderiu ao Programa Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná – Programa Desperdício Zero. A ação transformou a Kyocera Arena na primeira Arena Ambiental do Brasil. O Desperdício Zero vem sendo executado pela Secretaria do Meio Ambiente desde 2003 e tem como objetivo eliminar os lixões a céu aberto nos municípios do Paraná até o final deste ano e reduzir em 30% o volume de lixo gerado. A adesão ao programa visou implantar no clube a coleta seletiva do lixo. A Kyocera Arena está passando pelo licenciamento e depois será a vez do Centro de Treinamento Alfredo Gottardi receber as diretrizes para a coleta seletiva.
Além da adesão ao Programa Desperdício Zero, o Atlético está tomando outra atitude pioneira na preservação ambiental no Brasil. O Rubro-Negro será o primeiro clube a ter uma piscina com aquecimento por bomba de calor do tipo água-água. Em parceria com a Thermacqua, empresa que representa com exclusividade no Brasil a Alpha-InnoTec, da Alemanha, o Atlético está instalando na piscina do Centro de Treinamentos o procedimento natural e altamente comprometido com a questão ambiental. A tecnologia de aquecimento de água aproveita a energia disponível em recursos naturais. No caso do CT do Caju, a energia térmica sairá do lago localizado próximo à piscina. A água virá do lago e deixará calor na bomba de calor, retornando ao lago em uma temperatura mais baixa. O calor obtido será utilizado em uma parte da piscina. A temperatura baixa da água (que sairá da bomba) também será aproveitada. Como a piscina visa a recuperação muscular dos atletas, haverá uma parte de água fria e esta também será mantida pela bomba de calor. O funcionamento da bomba segue o princípio físico descoberto por Sadi Carnot, há mais de 150 anos.
![]() |
| Piscina terá duas temperaturas e será coberta Foto: Site oficial |
Para o Clube Atlético Paranaense, a parceria dará muito resultado. A economia de energia será muito grande. “Além da significativa redução de custos quando comparado com o atual sistema a gás, da ordem de 80%, o novo sistema é mais seguro e também evitará a emissão de gases poluentes para a atmosfera, já que o calor é gerado sem chamas. Já estamos estudando outras aplicações para esta tecnologia no CT e na Kyocera Arena”, finalizou o diretor superintendente, Alberto Maculan.

