Clube
A importância da nutrição para os atletas
Nos 40 dias de preparação para a volta do Campeonato Brasileiro, não é só a comissão técnica que tem preocupações com os jogadores. A nutrição dos atletas, por exemplo, é um assunto que requer cuidado especial. A nutricionista Lili Purim Niehues, que está no Atlético há 11 anos, é a responsável por esses cuidados. “Em todos os níveis de competição e treinamento, as estratégias nutricionais são importantes para que o atleta aprimore cada vez mais o seu talento”, alertou Lili.
A desidratação dos jogadores nesses dias de frio e de treinamentos físicos muito intensos pode ocorrer com freqüência, caso não sejam tomados os cuidados necessários. “A desidratação é a mais comum causa de fadiga. A perda de água pelo suor aumenta nesta época. A umidade relativa do ar é muito baixa pela falta de chuvas e isso contribui para que haja maior perda de líquidos durante o exercício. Com os trabalhos musculares, a temperatura corporal aumenta muito. E diferente do que se imagina, que só no verão deve haver cuidado com a reposição de líquidos, a época de inverno é muito crítica e merece todo o nosso cuidado”, acrescentou Lili.
CUIDADO NA INTERTEMPORADA
O Departamento de Nutrição do Atlético desenvolve um cuidado extra para os atletas neste período de intertemporada. O objetivo é fazer com que os jogadores recebam alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários para compor o condicionamento físico. “A carga de exercícios está bem alta neste período. Além disso, os efeitos do inverno requerem uma contribuição extra para recuperar as energias e melhorar a imunidade do atleta. Nos preocupamos com a reposição nutricional e hidro-eletrolítica dos jogadores”, comentou a nutricionista.
PALESTRA
Na próxima quarta-feira pela manhã, os atletas da equipe profissional assistirão a uma palestra com a nutricionista Lili Purim. No encontro serão abordados os cuidados que devem ser tomados e também a importância da nutrição. “A água é essencial para a digestão e para a liberação de energia. A água que é liberada como suor serve para proteger o superaquecimento corporal. Nossos atletas têm sido rigorosamente monitorados e estimulados a consumir líquidos em quantidade e com características adequadas a uma boa reposição hídrica”, revelou Lili.