Clube

Atletas assistiram à palestra sobre doping

Após os treinamentos desta manhã, os jogadores atleticanos, junto com a comissão técnica e médica, participaram de uma palestra com o Presidente da Comissão de controle de dopagem da CBF, Dr. Tanus Jorge Nagem. Na palestra foram abordados todos os temas referentes ao doping no futebol. “Foi abordado o tema doping de uma maneira geral. Mostrei as razões pelas quais as substâncias dopantes não devem ser usadas, porque fazem mal a saúde do atleta. Foi mostrado o que médico e o atleta devem fazer para uma conduta dentro do controle de dopagem”, comentou o presidente.


Dr. Tanus esclareceu também algumas dúvidas dos atletas. “Mostrei aos jogadores a






Dr. Tanus Jorge Nagem, presidente da comissão anti-doping da CBF (esq), e Dr. Paulo Brofmann, chefe do departamento médico do Atlético
Foto: Site oficial
necessidade de eles seguirem os regulamentos. Além disso, o que eles não deve fazer e o que não devem usar e uma série de comportamentos que observamos que no futebol não são levados em conta. Eles devem evitar pegar água do time adversário e devem fazer uso do seu poder de escolher sua própria bebida na sala de controle. O atleta às vezes, por uma certa ingenuidade, toma algumas atitudes que podem prejudicá-lo no controle de doping”, explicou.


O Atlético é o primeiro clube a realizar um trabalho desta natureza. “O Atlético, mais uma vez, sai na frente de todos os outros clubes de futebol. É a primeira vez que o presidente da comissão de controle de dopagem é convidado para fazer uma palestra sobre o controle de dopagem em algum clube de futebol. Isso é fundamental, porque é um trabalho educativo, instrutivo e de esclarecimento aos atletas e que todos os clubes de futebol deveriam seguir esse exemplo”, revelou Dr. Tanus.


O presidente da comissão de controle de dopagem achou muito importante a idéia do Furacão. “Quero parabenizar o Atlético pela iniciativa. Dentro da filosofia educativa e instrutiva que é o controle de dopagem da CBF, o Atlético está dando uma demonstração da importância deste trabalho. Já fiz palestras em congressos médicos e científicos, mas nunca tinha sido solicitado por equipes de futebol. Essa iniciativa do Atlético é pioneira no país”, concluiu Tanus.

Skip to content