Clube

Atlético lança suas “footsacks”

O Clube Atlético Paranaense aderiu à grande mania dos países europeus e dos Estados Unidos. Na partida contra o Flamengo, será lançado o footsack do Atlético. O Furacão será o primeiro clube brasileiro a ter o produto para prática do esporte footbag.


O footsack é uma bolinha feita em crochê com cerca de 5 cm e peso de 50 gramas. É preenchida com polipropileno granulado. As bolinhas são confeccionadas




artesanalmente por uma associação de crocheteiras da terceira idade – da qual a marca Footsack é mantenedora – e possui o selo de qualidade do Inmetro.


A footsack foi idealizada para unir as modalidades do futsal, futevôlei e o street ball. A intenção é fundir a habilidade, a ginga e a capacidade de improvisação do futebol brasileiro à plasticidade dos movimentos, a elasticidade e coordenação motora do footbag (esporte criado na década de 1970 nos EUA). O footsack é uma mutação do footbag e representa o seu definitivo “abrasileiramento”.


Antes do jogo contra o Flamengo, cinco jogadores demonstrarão suas habilidades no gramado da Kyocera Arena. Além disso, os torcedores receberão flyers explicativos logo na entrada do estádio. As bolinhas footsack começarão a serem vendidas logo após a partida.


MODALIDADES DO ESPORTE


– O footsack Net


As diferenças entre o footbag net – o esporte de origem – e o footsack net são notadas já nas dimensões do campo.


O campo
O footsack é praticado em uma quadra com 5m de comprimento por 10m de largura (divididos em dois lados) e separados por uma rede com 1,5m de altura.
No footbag a quadra apresenta as seguintes dimensões: 6,1 x 13,4m e a rede fica a uma altura de 1,5 metro.


As regras do jogo
No footsack, as regras permitem ao jogador a demonstração de suas habilidades e improvisações.
– 3 sets com 21 pontos corridos.
– Pode-se dar dois toques na bolinha, mas no máximo 5 toques por dupla.
– Não é permitido passar a bolinha de primeira quando se recebe o saque. Nesse caso, é obrigatório passar para o parceiro antes de devolvê-la para o campo do adversário.
As semelhanças com o futevôlei são evidenciadas nos saques, cortadas e bloqueios.


– O footsack círculo

Essa modalidade é a mais indicada para os iniciantes no esporte. Em círculos formados por 3 a 5 pessoas, o praticante aprimora suas técnicas e adquire noções básicas de controle e domínio da bolinha.
As regras são regidas pelo próprio grupo – sempre com o enfoque no companheirismo e no espírito de equipe – ou seja, pode se limitar o número de toques por jogador, criar uma seqüência para aprimoramento das técnicas e ganho de velocidade e ainda executar as principais manobras antes de enviar a bolinha à outra pessoa do grupo.
As únicas regras que devem ser mantidas, são:
– não usar as mãos;
– não pedir desculpas pelos erros cometidos e, finalmente;
– jogar em grupo.


– O footsack freestyle

Aqui o jogador pratica o esporte sozinho, ampliando o seu controle, domínio da bolinha e desenvolvendo jogadas que fazem uso de habilidades como a agilidade, coordenação motora, flexibilidade e capacidade de improvisação em lances que se assemelham à tão conhecida embaixadinha do futebol.


Tendências
A migração dos esportes para ambientes que os aproximam dos seus praticantes é uma tendência sem paralelos. Isso faz com que vários deles sejam incorporados à cultura street, caso de esportes como o skate, o street ball e o próprio footbag, que adotam uma linguagem própria e se solidificam como opções de lazer, entretenimento, saúde e estilo de vida.

Skip to content