Clube

Nilson Borges e Michel têm história em comum

O lateral-esquerdo Michel e o auxiliar técnico Nilson Borges têm mais coisas em comum do que a convivência dentro do Atlético. Ambos tiveram experiências na equipe do Standard Liège, da Bélgica. Nilson passou no futebol belga em 1965 e Michel passou as duas últimas temporadas no Standard.

 
 Foto: Roberto Souza/ Site oficial

A grande diferença entre as passagens dos dois pela Bélgica, é o tempo de duração no país. Nilson ficou apenas cinco meses, enquanto Michel passou dois anos. Para o lateral-esquerdo atleticano a experiência no exterior foi muito boa. "Para mim foi importante. É um futebol bastante difícil de se jogar, em que prevalece a força, as jogadas aéreas e muito contato físico. Tive a oportunidade de jogar contra grandes equipes. Foi uma experiência boa que soma muito para a minha carreira", analisou Michel.

Já o eterno craque atleticano Nilson Borges enfrentou algumas dificuldades no exterior. Em um tempo em que poucos jogadores saíam do país para tentar o sucesso, Nilson não ficou muito tempo. "As passagens pela Europa não foram muito boas, porque naquele tempo era difícil. Eu fui para uma cidade pequena da Bélgica, Liège, mas as coisas não estavam muito boas". Após os cinco meses no Standard, Nilson ficou mais alguns meses no Sporting Lisboa, de Portugal. "Em Portugal fiquei mais um pouco, mas não me dei bem e vim embora. Um pouco por falta de adaptação, mas o motivo maior é que na época meu pai ficou doente e eu me preocupei. Achei melhor vir embora", explicou Nilson.

 
Foto: Site oficial 

As dificuldades de Michel foram menores do que as que Nilson Borges enfrentou. Mesmo com o frio belga e a diferença no idioma, Michel conseguiu superar os obstáculos. "A dificuldade maior foi o frio. A temperatura era entre menos 10 e menos 12 graus. Para jogar era difícil, porque o campo ficava congelado e a as condições do gramado não eram ruins. Mas a adaptação foi tranqüila, até porque encontrei companheiros brasileiros e portugueses e a comunicação ficou mais fácil", relembrou o jogador.

O Standard Liège está entre as três maiores equipes da Bélgica, ao lado de Anderlecht e Brugge. Na opinião de Michel, o futebol belga está em desenvolvimento. "O futebol tem crescido bastante na Bélgica, claro que pode crescer ainda mais, mas é um futebol em que grandes jogadores passam por lá e fazem sucesso". No tempo em que ficou na Bélgica, Michel não conquistou nenhum título, mas teve bons resultados. "Na primeira temporada ficamos em terceiro lugar e na última temporada acabamos em segundo lugar no campeonato belga. Tive a oportunidade também de jogar a Copa da Uefa", concluiu Michel.