Clube

Departamento Médico do Atlético Paranaense em alta

O Atlético Paranaense terá um representante na recém-criada Comissão Brasileira de Médicos do Futebol (CBMF) órgão criado pela CBF e que tem como missão dar impulso e aperfeiçoar a medicina esportiva no Brasil no âmbito do futebol. O representante rubro-negro é o coordenador do Cecap, Edilson Thiele, que vai desenvolver projetos na CBMF em companhia de outros grandes médicos como José Luís Runco (Seleção Brasileira), Joaquim Grava (Corinthians), Serafim Borges (Flamengo), Michael Simoni (ex-Fluminense), Rodrigo lasmar (Atlético Mineiro) e Maeterlink Mendes (América-RN).

De acordo com Thiele, neste ano de 2010, a comissão implantou um programa de avaliação do número de lesões ocorridas durante a disputa do Brasileirão (Séries A e B) baseado nos critérios padrão FIFA. As informações obtidas foram catalogadas para a criação do primeiro banco de dados médico do futebol brasileiro, cuja importância é explicada. “É essencial termos esses dados para avaliarmos não só o número de lesões, mas também o tempo de recuperação, tipo mais frequente de lesão, posição do atleta e a sua relação com lesões. Isso tudo se faz necessário porque apesar de sermos pentacampeões do mundo, até então não temos nada publicado oficialmente sobre o que acontece nos campeonatos brasileiros de futebol na sua parte médica”, explicou o coordenador atleticano. Tal projeto terá continuidade no próximo ano.

Thiele ressalta que para 2011 (entre abril e maio) será realizado um congresso com a participação de todos os responsáveis médicos pelos clubes que disputam as Séries A e B do Brasileirão para discussão e análise dos dados levantados pela CBMF. E também para a implantação dos novos padrões de exame da Fifa. O encontro conta com o apoio da CBF e terá a participação do Presidente do Comitê Médico da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Osvaldo Pangrazio; do médico do quadro da Fifa, Dr. Dvorak e também do médico do Lyon (França), Bertrand Sonnery.
Ressalta-se que há poucas semanas, Edilson Thiele também foi convidado para integrar a Comissão Médica da Conmebol para trabalhar na organização científica da entidade e participará de um congresso da área, na Argentina, na véspera da disputa da Copa América.

Skip to content