Clube

Geninho retorna ao Atlético Paranaense

Geninho está de volta ao Furacão. O técnico que conduziu o Atlético Paranaense ao maior título de sua história, o Campeonato Brasileiro de 2001, acertou nesta segunda-feira o seu retorno ao clube. O treinador chegará a Curitiba na quinta-feira e na sexta-feira será apresentado oficialmente à imprensa. O contrato com o treinador vai até o final de 2011, quando se encerra o mandato da atual diretoria.

“Eu tinha me desligado do Sport e estava à disposição. Recebi o convite da diretoria do Atlético Paranaense e todos sabem da relação de identificação que tenho com o clube e com a torcida do Atlético. Tenho uma ligação muito grande por tudo o que significou a minha passagem pelo clube, pelos títulos que conquistamos juntos. Então eu não poderia deixar de voltar, deixar de estar ao lado do clube neste momento”, explicou o novo treinador do Atlético Paranaense.

Esta é a terceira passagem de Geninho no Atlético. O técnico conduziu o time de 2001 a 2002, quando conquistou o Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2009 ele retornou ao clube e conquistou o título de Campeão Paranaense. “A expectativa é de voltar para ser campeão, voltar a vencer. Tive a felicidade de nas duas vezes que trabalhei no clube conquistar títulos e agora o sentimento é o mesmo”, revelou.

Carreira: ligação com o CAP

O Atlético Paranaense sempre esteve muito presente nos melhores momentos da carreira de treinador de Eugênio Machado Souto. O paulista de Ribeirão Preto nascido em 15 de maio de 1948 caiu nas graças da fanática torcida atleticana em 2001, quando com competência ele conduziu o time para conquistar o Brasil.

Antes disso, Geninho trilhou vários caminhos no futebol. Quando atleta, despontou como goleiro fazendo sucesso no Santos e no Vitória de Guimarães, de Portugal. Depois virou treinador em 1984, trabalhando em diversos clubes principalmente no interior paulista, como Ponte Preta, União Barbarense, Botafogo de Ribeirão Preto e Portuguesa. Em 2000, teve o seu primeiro trabalho no futebol paranaense, comandando o Paraná Clube, quando conquistou o Módulo Amarelo da Copa João Havelange.

Mas foi no ano seguinte, em 2001, que Geninho entrou para a galeria dos principais treinadores do futebol brasileiro. Sob o comando do CAP, ele conquistou o Brasileiro de 2001, trabalhando com o meia Kleberson, que também acertou o seu retorno ao clube.

Em 2008, Geninho retornou ao Furacão e seguiu no clube até 2009, conquistando o título de Campeão Paranaense daquele ano. Depois de comandar o CAP, Geninho trabalhou ainda no Atlético-GO (onde foi campeão Estadual no ano passado) e seu último clube foi o Sport, equipe que treinou até o começo deste mês.