Clube
Vadão proferiu palestra sobre esquema tático
A Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEPr), está realizando entre os dias 9 e 15 de outubro, o I Curso de Treinador Profissional de Futebol. As palestras estão acontecendo no Centro Universitário Positivo, o Unicenp. Nesta manhã, o técnico atleticano Oswaldo Alvarez abriu o ciclo de palestras com o tema "Evolução e variações táticas do futebol".
|
| Foto: Site oficial |
Durante a palestra, Vadão comentou os primeiros esquemas táticos com características diferentes dos comuns, além dos atuais e dos esquemas que mais lhe agradam. Além disso, o treinador explicou aos participantes todas as variações possíveis de esquemas táticos com dois ou três zagueiros. Na opinião de Vadão, não importa o esquema e os jogadores que a equipe tem, o fundamental é ter um equilíbrio entre a defesa e o ataque. "É essencial um equilíbrio entre ataque e defesa. Indiferente do sistema tático, é preciso ter cinco jogadores prontos para marcar e cinco jogadores prontos para atacar. Acontecendo isso, o time estará equilibrado", analisou Vadão.
O treinador comentou também a importância de possuir jogadores versáteis que possam fazer mais de uma função dentro de campo. "Quando cheguei no Atlético não tive tempo de preparação. Consegui implantar três zagueiros da maneira que eu gosto, utilizando dois zagueiros de ofício e um volante fazendo a função de zagueiro também". Vadão acredita que ter um jogador que atue em mais de uma posição dá uma dinâmica maior para o time durante os jogos. "Tendo um jogador versátil na equipe, posso ter dois sistemas táticos sem mudar os jogadores. Isso é muito importante, porque o futebol está muito dinâmico. Posso mudar o meu sistema de jogo sem forçar substituições", concluiu Vadão.