Clube

“Notícias” sobre o Atlético

No início deste ano, o Clube Atlético Paranaense adotou normas e procedimentos para regulamentar a atuação da mídia na Kyocera Arena e no CT do Caju. O clube entendeu que esta foi a forma mais correta de administração da relação com a imprensa. O Atlético oferece totais condições de trabalho aos profissionais de imprensa, inclusive abre espaços para matérias, entrevistas e imagens especiais quando os veículos de comunicação solicitam ao clube. O Atlético também não viu problemas em adotar as regras, afinal, quando o atendimento era feito diariamente, somente um repórter esportivo comparecia a todos os treinamentos. Os demais compareciam algumas vezes por semana e, nos outros dias, consultavam a assessoria de imprensa por telefone. O clube chegou à conclusão que organizar as entrevistas em dias determinados não seria prejudicial à imprensa e muito menos seria cercear o trabalho dos profissionais.

No entanto, muito antes e também depois das regras serem tomadas pelo Atlético, as atitudes do repórter Rodrigo Sell, da Tribuna do Paraná, sempre chamaram a atenção de todos no clube. Em algumas situações, as matérias chegavam a causar desconforto no ambiente. Estes fatos, provavelmente, devem ter motivado a mudança de repórter na cobertura do Atlético pela Tribuna do Paraná.

Mesmo não tendo mais vínculo com o dia-a-dia do clube, fica a dúvida de qual seria a intenção do repórter em citar de forma negativa o Atlético em suas matérias sobre o Coritiba. Ao citar, na edição de 10 de outubro do jornal, as mudanças adotadas pelo clube adversário no relacionamento com a imprensa, o repórter compara o Coritiba com o Atlético. Em uma de suas acusações, não comprovadas, Rodrigo Sell mostra total desinformação: "…investimento (do Atlético) na promoção da imagem baseada em números duvidosos e não em cima de resultados de campo". Acusar o Atlético de falta de transparência é desconhecer o fato de que o clube é modelo em procedimentos administrativos, sendo costumeiramente procurado por co-irmãos para prestar auxílio. As realizações do Atlético tanto na área desportiva quanto patrimonial são uma realidade reconhecida por toda a comunidade do esporte nacional. Os balanços do Atlético são auditados interna e externamente por empresas e pessoas idôneas, de grande capacidade técnica, e publicados em veículos de comunicação de grande circulação, também ficando à disposição da imprensa, conselheiros, sócios e torcedores.

O Clube Atlético Paranaense continua manifestando sua insatisfação quanto à postura do veículo de comunicação Tribuna do Paraná e de seu repórter Rodrigo Sell. Todas as medidas adotadas pelo Atlético em relação à imprensa visaram a melhoria dos procedimentos diários no clube. O departamento de comunicação do Atlético sempre estará à disposição da imprensa dentro de sua filosofia de trabalho.

Skip to content