Clube

Com grande arrancada no segundo turno, CAP garantiu o terceiro lugar da Série B

O Atlético Paranaense voltou para o lugar que nunca deveria ter saído, após o empate contra o Paraná Clube, neste sábado (24), no estádio Janguito Malucelli (Ecoestádio). Com o ponto conquistado, o Furacão chegou a 71 na tabela de classificação, com 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, garantiu a terceira colocação no Campeonato Brasileiro Série B 2012 e terminou a competição na zona de classificação para a elite do futebol nacional do ano que vem.

O CAP teve 62,3% de aproveitamento nas 38 partidas do torneio. A pontuação representa um número superior a todos os vice-campeões da Série B desde 2006 – quando a competição passou a ser disputada no formato atual de pontos corridos –, além de se igualar às campanhas do Atlético Mineiro, também em 2006, e do Coritiba, em 2010, superando as duas equipes pelos critérios de desempate, e ficar à frente do rival em pontos no título de 2007.

A consistência defensiva foi um dos pilares da caminhada do Furacão na Série B desta temporada. O time sofreu 37 gols em 38 jogos, média de 0,97 por partida, e registrou a melhor defesa da competição, junto com o Goiás. O ataque também não ficou atrás: com 65 gols anotados, o Atlético Paranaense teve a terceira melhor marca entre os 20 clubes.

Segundo turno garantiu o acesso
A arrancada da equipe no segundo turno foi fundamental para o acesso do Rubro-Negro. Apenas o campeão Goiás, que conquistou 45 pontos no returno, foi melhor do que o Furacão. Foram 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas nos últimos 19 jogos da Série B. Os 39 pontos ganhos representam um aproveitamento de 68,4%.

O desempenho dos setores ofensivo e defensivo também foi destaque no período. 42 gols foram marcados e 21 sofridos. Números que deixaram a equipe atleticana novamente apenas atrás do Goiás, que marcou 44 e levou 15.

Foto: Gustavo Oliveira / Site Oficial
Arte: Alexandre Senechal / Site Oficial do CAP